COLABORE COM O PEQUENO COTOLENGO

Cuidando de quem mais precisa: Nova UCCI Santa Terezinha

5/10/2018
Últimas

Tendo como objetivo alcançar a visão definida em 2015 de “Ampliar o seu impacto social pela excelência no atendimento humanizado e inclusivo”, e também, atender aos preceitos das obras orionitas, que é sempre estar à frente do seu tempo e atender aos mais necessitados observando as novas formas de pobrezas, o Pequeno Cotolengo Paranaense está com novos projetos de atendimento e também acolhimento de pessoas idosas em estado de total abandono e dependência.

Um desses projetos será realizado em parceria com a Prefeitura de Curitiba e é a implantação de uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados dentro da instituição, a UCCI Santa Terezinha.  

A Unidade estará em funcionamento nos próximos meses e ficará onde antigamente funcionava o Lar Santa Terezinha que foi o primeiro lar a ser construído na instituição, e que atualmente está sendo reformado com verba arrecadada via indicação de emenda federal.

As moradoras que viviam neste lar já foram encaminhadas para outros lares dentro da instituição, e assim que finalizada a reforma, o ambiente irá oferecer 25 leitos para pacientes que necessitem de CCI – Cuidados Continuados Integrados, egressos de hospitais. São pessoas que estão permanentemente dependentes e que foram abandonadas por suas famílias nos hospitais da cidade de Curitiba.

As vagas serão destinadas, quase que na sua totalidade, a idosos graus II e III, sendo definidos pelo Ministério da Saúde como grau de dependência II os idosos com dependência em até três atividades de autocuidado para a vida diária tais como alimentação, mobilidade e higiene, sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada; e como grau de dependência III, os idosos com dependência que requeiram assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária e/ou com comprometimento cognitivo.

Das 25 vagas que serão ofertadas dentro do novo formato, 23 já estão reservadas para pacientes que dependem de cuidados constantes e que se encontram atualmente em leitos de hospitais e UPA´s da cidade de Curitiba, alguns já há muitos anos, sem nenhum vínculo familiar.

Dentro da UCCI Santa Terezinha, esses pacientes receberão cuidados médicos, de enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia e assistência social, por meio de ações integradas de forma a promover conforto e qualidade de vida.

Posts Relacionados

Parceiros Mantenedores