COLABORE COM O PEQUENO COTOLENGO

Em busca do Arco-íris

4/12/2018
Últimas

Teatro Positivo recebe espetáculo estrelado por moradores do Pequeno Cotolengo

O palco do mini auditório do Teatro Positivo recebeu atores e atrizes pra lá de especiais: São os moradores do Pequeno Cotolengo que fazem parte do grupo Coro Cênico.

Neste ano, o grupo estreou seu quinto espetáculo. A peça “Em busca do Arco-Íris” foi inspirada no Mágico de Oz e traz lições de amizade e confiança, mostrando que todos somos capazes de alcançar nossos sonhos.

“Nosso primeiro objetivo ao criar o espetáculo foi trabalhar com os moradores a valorização da família Pequeno Cotolengo, a aceitação das diferenças, e também mostrar aos espectadores, que as pessoas com deficiências múltiplas tem capacidade de aprender, de atuar, de cantar, de dançar e muitas vezes desafiando suas próprias limitações” explica Alessandra Marquete, diretora da Escola Pequeno Cotolengo.

São oito meses preparando e ensaiando o espetáculo.

Nesse tempo, os moradores participam de oficinas preparatórias e aprendem a vencer seus medos e a superar seus limites. São oficinas de dramatização, improvisação, expressão corporal, musicalização, ludicidade e a apresentação de cada personagem, sempre trabalhando temas como a aceitação do outro e a valorização do grupo.

“O que mais impressiona a plateia, é ver no palco uma verdadeira companhia de teatro formada por pessoas com múltiplas deficiências, com histórias de vida marcantes e difíceis, aceitando o desafio de atuar e cantar e fazer tudo da melhor maneira possível”

A estreia contou com 444 espectadores entre crianças de escolas públicas, alunos de escolas especiais de Curitiba e região, parceiros e funcionários do Pequeno Cotolengo e também apoiadores do projeto Coro Cênico.

O Coro Cênico

O projeto é desenvolvido pela Escola Pequeno Cotolengo desde 2009, recebe apoio via incentivo fiscal através do Ministério da Cultura - Lei Rouanet e tem como objetivo promover para os moradores da instituição a inclusão através da arte, estimulando assim a criatividade, desenvolvendo habilidades socioculturais e trabalhando de forma lúdica o potencial da pessoa com deficiência.

“Graças ao Coro Cênico, os moradores tem oportunidade de ocuparem um local onde se apresentam inúmeras possibilidades, porque quando eles estão no palco, a deficiência é minimizada. As pessoas estão ali para vê-los em cena, e não para ver suas deficiências. Isso ressignifica a questão da deficiência e das diferenças, e quando recebem os aplausos e os reconhecimento, todos se enchem de vida e energia” conclui Alessandra.

Quem faz parte

São 45 moradores que participaram das oficinas neste ano e 38 moradores envolvidos em cena durante o espetáculo.

E para conseguir realizar a apresentação, eles contam com a dedicação e o apoio dos profissionais envolvidos no projeto.

Uma dessas profissionais é Andrieli Board, secretária da Escola Pequeno Cotolengo e professora de Artes Cênicas dentro do Coro Cênico. No espetáculo “Em Busca do Arco-íris” ela atuou conduzindo os moradores em palco, interpretando a Estrelinha que ajuda a personagem Filó a encontrar a família.

“É uma responsabilidade muito grande. Estou ali como mediadora, para que quando eles se sentirem inseguros, quando esquecerem alguma fala, quando ficarem nervosos, eles tenham um olhar que passe a segurança que precisam. Eu não sou atriz, mas faço com muito amor. E já aconteceu de eu esquecer a fala e eles me ajudarem. Somos uma equipe e um ajuda o outro”, conta.

Guiando e executando o projeto, também estão envolvidos outros 10 profissionais da Escola Pequeno Cotolengo, entre coordenação, professores, pedagogos, monitores e profissionais de arte, música e produção.

“Me sinto muito gratificada quando no final do espetáculo eu vejo nos olhos de cada um uma alegria imensa e inexplicável. Quando eles falam pra mim ‘eu consegui, eu fiz direitinho’, fico com o coração explodindo de alegria. Eu aprendo a cada dia pois cada um consegue dar o seu melhor” defende a Andrieli.

Leve o Coro Cênico para sua escola ou empresa:

Quem desejar uma apresentação na sua cidade ou escola pode entrar em contato pelo telefone (41) 3314-1919 ou pelo e-mail escola@pequenocotolengo.org.br para agendar uma data.

Posts Relacionados

Parceiros Mantenedores