COLABORE COM O PEQUENO COTOLENGO

Escola Pequeno Cotolengo 2019

6/3/2019
Últimas

A Educação, é um dos três pilares do Pequeno Cotolengo, junto do Acolhimento e da Saúde.

Para realizar esse trabalho, a organização conta com uma escola que atende exclusivamente aos seus assistidos, e com o trabalho de 24 professores. É a Escola Pequeno Cotolengo, que está enquadrada na categoria de escola especial na modalidade da educação básica.

A volta às aulas aconteceu neste mês de fevereiro e para 2019, são 190 estudantes matriculados, distribuídos em diversas turmas respeitando cinco níveis de acordo com a capacidade de aprendizado de cada um.  

A Escola também acompanha em contra turno escolar, 16 assistidos que estudam na Escola Padre João Cruciani no período noturno, no sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA). São estudantes que, apesar de suas deficiências, estão dentro do processo acadêmico do letramento e do processo lógico matemático.

A maior novidade para o novo ano escolar, é que os trabalhos pedagógicos irão unir o Currículo Formal Acadêmico, que são as disciplinas comuns, ao Currículo Funcional que trabalha atividades úteis ao dia a dia do estudante, como explica a diretora da Escola Pequeno Cotolengo, Alessandra Marquete: “A oportunidade de trabalhar o Currículo Funcional dentro das escolas, também com os alunos de mais idade, permite um maior desenvolvimento na área humana, seja na socialização, na individualidade e também, no despertar para a vida”.

Para a pedagoga Magali Espinosa, a possibilidade de unir as duas formas de atuação é um benefício para os estudantes: “Isso possibilita uma flexibilização ao tempo de aprendizagem e respeita os potenciais dos nossos assistidos, trazendo os conhecimentos à realidade deles”.

Durante as aulas, os assistidos aprendem a se expressar, quebram barreiras e descobrem em si mesmos, novos potenciais.

Dentro das atividades previstas estão aulas de Educação Física que irão focar na melhora postural dos assistidos, além do projeto de Golf-7, modalidade de golf adaptado a pessoas com deficiências.

Posts Relacionados

Parceiros Mantenedores