COLABORE COM O PEQUENO COTOLENGO

Farmácia Clínica começa a ser implementada no Pequeno Cotolengo

1/8/2017
Últimas

O Pequeno Cotolengo está, desde o ano passado, implementando a Farmácia Clínica dentro da instituição.

A Farmácia Clínica é uma área da farmácia voltada a prática do uso racional de medicamentos, no qual os farmacêuticos prestam cuidado aos pacientes promovendo a saúde, o bem-estar e a prevenção de doenças, sempre com foco no medicamento.

Nessa forma de trabalho, os profissionais de farmácia analisam uma a uma todas as prescrições de medicamento de cada morador, anotando informações como posologia, doses, reações adversas, entre outros.

Após coletar todas as informações, os profissionais analisam, por exemplo, a possibilidade de haver alguma interação medicamentosa entre medicamentos diferentes, entre medicamento e alimentação, e entre medicamentos e sonda.

Quando se percebe alguma interação não desejada, a farmácia clínica faz uma sugestão aos médicos, de mudanças, como por exemplo trocar o horário de alguma medicação para que ela não tenha interferência com alguma outra medicação e também oferecendo orientações junto à equipe de enfermagem do uso correto dos medicamentos.

Dentro das análises das prescrições ainda são avaliados as doses do medicamento, o intervalo de administração, a via de administração, a apresentação e/ou forma farmacêutica, se há algum medicamento inapropriado e/ou desnecessário, se existe a necessidade de medicamento adicional ou uma alternativa terapêutica mais adequada e/ou disponível, além de levar em conta questões de farmacoecônomia.

O trabalho é realizado em conjunto com toda a equipe multidisciplinar e já tem conquistado resultados positivos.

Um dos casos onde a Farmácia Clínica atuou, foi com uma moradora que estava tendo muitas ocorrências de convulsão. Através da análise das prescrições, os profissionais puderam sugerir mudanças na apresentação farmacêutica de medicamentos, adequação de horários para que não ocorresse interação entre medicamentos, entre outras sugestões. Após as mudanças sugeridas pela Farmácia Clínica e outras ações da equipe multidisciplinar, a moradora teve uma diminuição das ocorrências de convulsão, melhorando assim a sua qualidade de vida.

A Farmacêutica – responsável técnica que está implementando o projeto na instituição, Rosemar Hoffmann dos Santos, conta que a Farmácia Clínica deve impactar cada dia mais positivamente na vida dos moradores: “Aplicar a Farmácia Clínica é ajudar a salvar vidas. Ver que com o apoio do nosso trabalho, estamos melhorando a qualidade de vida dos moradores é uma imensa alegria. A satisfação é profissional e também pessoal, sempre que vemos um morador melhorando, se recuperando, temos a certeza que nosso trabalho pode impactar de forma positiva na vida de cada um deles”.

Outra intenção do projeto de Farmácia Clínica do Pequeno Cotolengo é desenvolver um Manual da Farmácia Clínica com as principais interações medicamentosas e orientações que irá ficar a disposição de toda a equipe.

Posts Relacionados

Parceiros Mantenedores