COLABORE COM O PEQUENO COTOLENGO

Hora de fazer arte!

3/7/2018
Últimas

O natal ainda está longe de chegar, mas os moradores do Pequeno Cotolengo, estudantes da Escola Pequeno Cotolengo, já finalizaram a preparação de 10 lindas telas com o tema natalino para o Projeto Cartões de Natal da instituição.

A técnica escolhida para esse ano foi pintura em giz no tecido de algodão.

O processo que iniciou em maio, foi todo realizado ao som de músicas natalinas para inspirar os estudantes a entrarem no clima de natal.

Primeiro os estudantes desenharam no papel alguns símbolos natalinos, depois os desenhos foram reunidos para montar 10 composições das quais fazem parte o desenho, criatividade e trabalho de vários moradores.

Essas composições foram transferidas com carbono para os tecidos, e aí começou a parte da pintura com o giz.

A professora de arte Rosangela Alipio foi a orientadora desse projeto, e conta que todo o resultado é coletivo e esse á o maior significado do trabalho feito com tanto carinho e dedicação pelos estudantes. “Em todo processos eles cooperaram uns com os outros. Cada obra tem a ‘mão’ de muitos moradores. Os com maior habilidade ajudaram os demais, e assim todos participaram”.

No total foram envolvidos 45 moradores de modo direto e mais de 80 indiretamente. Mesmo aqueles com maior limitações físicas participaram ajudando na escolha dos desenhos, das cores e com o estímulo aos colegas de sala.

Outro importante benefício do projeto para os moradores é a noção de continuidade. “O processo todo teve começo, meio e fim bem delimitados. Isso ajuda eles a entenderem a importância de cada passo para concretizarem diversas tarefas do dia-a-dia” explica a professora.

As 10 obras finais foram parar em tampas de lindas caixas que irão presentear alguns parceiros importantes para a instituição, e as cinco escolhidas como as mais bonitas irão estampar também a coleção de Cartões de Natal do Pequeno Cotolengo do ano de 2018.

Os cartões são vendidos para toda a sociedade e empresas parceiras e ajuda a manter os trabalhos realizados na instituição. Mas o significado do projeto vai muito além da arrecadação de fundos, como explica a professora Rosangela: “Quando chegamos ao final da obra eles ficam encantados e nem acreditam que o trabalho deles resultou em algo assim. O projeto valoriza o trabalho realizado por cada morador e a força da união desses trabalhos. Eles se sentem orgulhosos em fazer parte de algo tão bonito”.

As vendas dos cartões estampados com as obras dos moradores devem iniciar no final do mês de julho.

Posts Relacionados

Parceiros Mantenedores