COLABORE COM O PEQUENO COTOLENGO

Hora de matar as saudades entre professores e alunos

27/2/2018
Últimas

A volta às aulas na Escola Pequeno Cotolengo foi recheada de alegria e emoção

Os moradores do Pequeno Cotolengo aproveitam muito bem o período de férias escolares, com passeios e um colônia especialmente preparada para eles, mas não escondem as saudades que sentem dos professores e da escola.

Por isso, sempre que as aulas retornam, a alegria fica estampada em cada sorriso e em cada abraço com que recebem os professores já conhecidos e queridos.

A Escola Pequeno Cotolengo está enquadrada na categoria de escola especial na modalidade da educação básica e atende a todos moradores da instituição. Os alunos são divididos em turmas de cinco níveis de aprendizado de acordo com a idade e a capacidade de aprendizado de cada um deles. Nas aulas os alunos quebram barreiras e descobrem em si mesmos, novos potenciais.

Maria Inês Branquinho é professora na Escola Pequeno Cotolengo é a professora mais antiga na instituição. Já são 38 anos convivendo diariamente com os moradores. Tudo começou em 1979 quando ela foi contratada como a única professora da época. A equipe cresceu, mas a “tia Inês” como é chamada, continuou lecionando na instituição e acompanhando toda a evolução da escola: “O sentimento é de gratidão por ter um local assim para voltar ano após ano. A saudade que sentimos deles, eles também sentem de nós durante as férias, então o encontro é sempre uma alegria! Todo ano é um novo recomeço, uma nova batalha e uma nova dedicação para conseguirmos realizar todos os planos”.

Neste ano a volta as aulas aconteceu no dia 19 de fevereiro, seguindo o calendário educacional do estado do Paraná.

A professora Rosilda Mattos do Carmo, está há oito anos na Escola Pequeno Cotolengo, e sabe o quanto a escola, os projetos desenvolvidos pela equipe, e esse contato diário faz falta na vida dos moradores: “Sabemos a importância da escola na vida de cada um deles. Além do contato diário com o morador, a escola proporciona aos estudantes atividade de inclusão, passeios, festas e tudo visando a melhor qualidade de vida”.

 

 Aprender pode ser divertido!

Antes de começarem as aulas regulares, a direção e a equipe de professores da Escola Pequeno Cotolengo prepararam uma semana cheia de atividades especiais e animadas para lembrar aos alunos de que as férias acabaram e que as aulas já vão começar.

Muita tinta, pintura com os dedos, com os pés, bexigas, jogos de roda, música e animação fizeram parte da programação de volta às aulas, recepcionando os professores e matando as saudades dos estudantes.

A professora Elizabet Alves, leciona na Escola Pequeno Cotolengo há 10 anos e conta a importância dessa semana de boas-vindas: “É um resgate da confraternização do dia a dia e da interação entre os moradores e os professores. Um sinal de que agora a rotina vai voltar. Para essa semana especial pensamos em atividades que fossem divertidas e brincadeiras adaptadas, para que todos possam participar”.

Posts Relacionados

Parceiros Mantenedores