COLABORE COM O PEQUENO COTOLENGO

Nova especialidade: Infectologia

4/6/2018
Últimas

Uma das novas especialidades médicas que o Pequeno Cotolengo passou a oferecer neste ano para seus moradores é a Infectologia, que se dedica ao estudo e tratamento das doenças infecciosas.

O atendimento com os moradores irá abordar tanto exames de rotina, o rastreamento de doenças contagiosas, o diagnóstico, o tratamento e também a prevenção, como conta a Médica Infectoligista contratada, Venessa Strelow: “Com um especialista dentro da instituição será possível trazer o foco preventivo, de não apenas tratar quando tem alguma intercorrência, mas também de prevenir as doenças infectocontagiosas. E quando houver necessidade de tratamento, a ideia é tratar da maneira mais focada possível, com menor tempo possível de antibiótico para evitar o desenvolvimento de bactérias resistentes”.

A médica explica que devido às condições ocasionada pelas deficiência dos moradores, eles tem maior risco de infecções bacterianas, principalmente aqueles moradores que tem quadros clínicos mais graves e que utilizam mais dispositivos invasivos como os que dependem de traqueostomia ou alimentação via sonda.

Por isso o foco do trabalho será a prevenção: “O principal mecanismo para prevenir as doenças é a higiene das mãos. Vamos trabalhar tanto com a equipe quanto com os moradores. Ficar atento para a necessidade de isolar o morador quando estiver com alguma doença contagiosa e colocar em dia todas as vacinas dos moradores” conta Vanessa.

A contratação da profissional foi possível graças a um projeto inscrito na Lei de Incentivo Fiscal do PRONAS - Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência - que recebeu aporte por meio do Incentivo Fiscal de empresas e pessoas físicas.

Posts Relacionados

Parceiros Mantenedores