COLABORE COM O PEQUENO COTOLENGO

Programa de Integridade

4/12/2018
Últimas

O Pequeno Cotolengo tem como compromisso a busca pela excelência e transparência. Por isso, nos últimos meses a equipe, com apoio de importantes parceiros, estiveram empenhados na criação de um Programa de Integridade.

O objetivo do programa é prevenir e combater qualquer ato que desvirtue a seriedade e o caráter humanizado do trabalho da Organização. Atos, que se não combatidos, podem afetar a reputação e da confiança depositada pelos parceiros e doadores.

O Programa de Integridade fortalece a unidade organizacional, e norteia as ações do Pequeno Cotolengo com base na lei, na moral e na ética para garantir a longevidade dos serviços prestados alicerçados no carisma de São Luis Orione.

“Vivendo o carisma de São Luis Orione, nosso santo fundador, temos uma atuação ética, eficiente, transparente e queremos fortalecer cada dia mais os nossos princípios morais, que tem base em nossos valores” explica Diogo Azevedo, diretor administrativo do Pequeno Cotolengo.

Os pilares do Programa de Integridade são: Tom da Liderança, a Identificação e Análise de Riscos, Documentos de Integridade como o Código de Ética e Conduta e as Políticas norteadoras, o Canal de Ética, Rotinas e Controles e Treinamento e Comunicação.

Para construir o Programa de Integridade, o Pequeno Cotolengo contou com o apoio da especialista Elisa Maria de Souza, profissional de Projetos, Processos de Negócio e Compliance, com mais de 20 anos de experiência nesse meio: “O grande desafio na criação foi estabelecermos um programa sem ter um parâmetro de comparação, não encontramos em nenhuma outra ONG algo parecido com o que queríamos para o Pequeno Cotolengo. Criamos e, tivemos que estabelecer regras que ainda não estavam escritas ou formalizadas em nenhuma instituição. Por isso, acredito que esse programa poderá servir de modelo para outras instituições”.

A especialista explica que o programa é um importante passo na busca da sustentabilidade do negócio, preservação e aumento do valor da Organização, proteção da reputação, prevenção de atos ilegais e fortalecimento da cultura organizacional e ambiente de trabalho. “Esse programa vem a reforçar ainda mais os valores da Organização. O Código de Ética e Conduta, as políticas, tudo foi criado e pensado, tendo em vista a missão e os valores do Pequeno Cotolengo. O Programa fortalece e formaliza as boas práticas que a Organização já realiza no dia-a-dia”.  

O Programa de Integridade também contou com a parceria da Lima & Lima Advogados Associados que deram todo o apoio e aval jurídico do programa.

Canal de Ética

O Canal de Ética é um ambiente online independente, externo ao site do Pequeno Cotolengo, monitorado pela empresa parceira Código Conduta, que é especializada em Conformidade e Integridade Corporativa.

“Essa parceria fortalece nossa missão institucional de apoiar as instituições a difundir preceitos éticos por meio de soluções práticas e efetivas. Tivemos a oportunidade de conhecer o Programa de Integridade do Pequeno Cotolengo em sua gênese e podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que ele já nasceu gigante. Ficamos lisonjeados com a possibilidade de dar suporte a uma instituição tão reconhecida por sua forte cultura de conformidade’, disse Cynzia Fontana, Sócia-Diretora da CódigoConduta.com.

No Canal de Ética todos os amigos, parceiros, apoiadores, e toda a sociedade em geral, também podem acessar o Código de Conduta e as Políticas Corporativas da instituição, e ajudar o Pequeno Cotolengo a continuar a cumprir a sua missão de cuidar de quem mais precisa, dentro dos seus valores de fé, caridade, promoção humana, compromisso e transparência.

CLIQUE AQUI e conheça nosso Canal deÉtica

Agradecemos a toda equipe e parceiros que se dedicaram para que o Programa de Integridade do pequeno Cotolengo se tornasse uma realidade.

Posts Relacionados

Parceiros Mantenedores