COLABORE COM O PEQUENO COTOLENGO

Semana da Enfermagem

4/6/2018
Últimas

O dia oficial em que se comemora o Dia da Enfermagem é 12 de maio, e o Dia do Auxiliar de Enfermagem é comemorado no dia 20 do mesmo mês.

E foi para homenagear os profissionais dessas áreas tão importantes para o Pequeno Cotolengo, que a instituição realizou a Semana da Enfermagem, um encontro com a equipe de cada plantão para refletir sobre a sua importância na vida do morador, e valorizar todo o trabalho feito com atenção e carinho, como explica a Coordenadora de Enfermagem, Ednilse Feltrin de Carvalho: “Eles são os profissionais do ‘cuidar’, aqueles que acompanham e observam os nossos moradores como um todo, e que são os responsáveis pelo bem-estar do morador nas 24 horas do dia. Por isso, nada mais justo do que parabenizar esses profissionais que são de fundamental importância na vida dos nossos moradores”.

Atualmente o Pequeno Cotolengo conta com o trabalho de 12 enfermeiras que atuam na supervisão dos lares, na orientação da equipe e na busca contínua pelo melhor atendimento do morador. Elas são responsáveis por realizar a avalição e solicitação de atendimentos especializados, prescrições de enfermagem e atendimentos de urgência e emergência. Além de estarem sempre atentas ao bem estar do morador como um todo.

Os Auxiliares de Enfermagem, por sua vez, realizam o cuidado dos moradores desde a higiene até a administração dos medicamentos. São eles que fazem o controle dos sinais vitais, realizam a conferência de medicações, cuidam do estoque de materiais do setor, acompanham morador em consultas, exames e internamentos externos, e realizam a limpeza e esterilização dos materiais médicos hospitalares. O Pequeno Cotolengo conta com 88 profissionais na área.

 Mas os cuidados realizados por estes profissionais vão ainda mais além, como explica Ednilse: “Pensando que o cuidar do ser humano exige, necessariamente, um olhar para a dimensão total deste ser, aqui se faz necessário este olhar para não só tratar e prevenir as doenças, mas sim identificar as necessidades de cuidado. Não esquecendo que o cuidado vai além... precisa também demonstrar afeto, carinho e dedicação”.

Posts Relacionados

Parceiros Mantenedores