COLABORE COM O PEQUENO COTOLENGO

Trabalho que inspira!

6/12/2017
Últimas

O Pequeno Cotolengo recebeu mais uma importante premiação. É o reconhecimento mundial chamado GREAT PLACE TO WORK (excelente lugar para se trabalhar).

A instituição foi selecionada como uma das 50 melhores empresas para se trabalhar no estado do Paraná, ficando em 32 lugar na categoria das médias empresas (de 100 a 900 funcionários). 

A premiação é promovida pela Gazeta do Povo e pelo GreatPlacetoWork (GPTW) e reuniu empresas de todo estado.

Para definir o ranking, foram levados em consideração uma pesquisa respondida voluntariamente pelos funcionários da instituição e as ações realizadas na empresa separadas em nove práticas de recursos humanos. São elas: Contratar e Receber, Inspirar, Falar, Escutar, Agradecer, Desenvolver, Cuidar, Celebrar e Compartilhar.

Para a coordenadora de Recursos Humanos, Daniela Picinin, a premiação veio como um reconhecimento de um trabalho que vem sendo construído há muitos anos: “É um reflexo de nosso trabalho consistente, sério e constante em gestão de pessoas.  Acreditamos que uma equipe evolvida com os objetivos da instituição, qualificada e satisfeita com o ambiente de trabalho terá maior engajamento e os maiores beneficiados serão os nossos moradores”. 

Segundo o diretor financeiro do Pequeno Cotolengo, Diogo Azevedo, o profissional do terceiro setor busca além do seu desenvolvimento pessoal, desenvolver também a sociedade em que está inserido, e isso faz toda a diferença dentro da empresa: "Aqui trabalhamos por um significado maior, a coisa mais gratificante é poder oferecer promoção humana como produto final das nossas atividades, este é o nosso segredo. Os funcionários enxergam em nosso ambiente profissional, algo maior do que uma mera recompensa financeira. Hoje, estamos em festa. Somos reconhecidos como uma das melhores empresas para trabalhar no Paraná. Mais do que um prêmio, isto é uma chancela do bom trabalho que desenvolvemos, é um reconhecimento a toda equipe de funcionários que tanto se dedica aos nossos assistidos".

Dentre todas as práticas, a que mais se destacou dentro da resposta dos colaboradores do Pequeno Cotolengo foi a “Inspirar”.

Deusa Pereira da Silva atua como auxiliar de enfermagem na instituição há 15 anos e em todo esse tempo, sente-se inspirada por esse trabalho: “O que mais me inspira é o amor ao próximo, a gente poder desempenhar aquilo que Jesus nos manda  que é amar ao próximo como a nós mesmos, fazendo isso a gente cuida deles e Deus alcança nossa família. Fazer parte da equipe Pequeno Cotolengo para mim é praticar o dom do amor”.

O prêmio é uma forma de reconhecer que além de cuidar muito bem dos seus moradores, a instituição também se preocupa em cuidar dos seus 340 colaboradores.

"O Pequeno Cotolengo é a nossa segunda casa e todo o amor que às vezes não ganhamos em casa, a gente ganha aqui dos moradores. É só estando aqui dentro para reconhecer e sentir o amor por cada funcionário. Aqui nós não devemos apenas trabalhar, mas estar com eles e buscar o melhor para eles. Primeiramente eu agradeço a Deus por estar aqui, e em segundo lugar aos moradores. É tudo por eles”, conta emocionada a auxiliar de cozinha Daniele dos Reis Camargo que trabalha a pouco mais de um ano na instituição.

Pesquisas apontam que empresas que fazem parte do ranking GPTW têm funcionários mais comprometidos, que atuam como embaixadores da marca. Deborah Viana Ferreira, faz parte da equipe de Recursos Humanos da instituição e é responsável pelo recrutamento de novos colaboradores. É ela, que no seu trabalho, tem a missão de reconhecer quem vai abraçar o carisma da caridade dentro de sua atuação profissional: “Sinto muito orgulho de contratar pessoas que amam o que fazem e para quem fazem. Isso torna o nosso Pequeno Cotolengo um ótimo lugar para se trabalhar. Eu fico orgulhosa de cada pessoa que eu contratei, que vestiu a camisa da instituição, trabalha pela causa, todo dia faz o seu melhor, me motiva a sempre ser uma profissional e uma pessoa melhor”.

E esse sentimento de “vestir a camisa” deve ser um dos impactos que serão intensificados após esse importante reconhecimento, como explica Daniela: “A premiação com certeza terá muitos impactos positivos. Internamente maior orgulho, engajamento e sentimento de pertencer dos colaboradores, e externamente acreditamos que maior visibilidade e credibilidade,  impactando diretamente na atração de talentos para a instituição”.  

Das 50 empresas, o Pequeno Cotolengo foi a única dentro do terceiro setor a ser reconhecida com a premiação. “Isso nos mostra que estamos no caminho certo. Mesmo sem pretensão de lucro, o Pequeno Cotolengo está se igualando com as grandes empresas do mercado. Mas somos ainda melhores, porque nosso resultado não é contabilizado em dinheiro, mas em vida! Esse é o nosso lucro. Saber que no final do dia (ou da noite) nossos colaboradores entregam um “produto vivo”, que foi amado, cuidado, vigiado e protegido: nossos moradores” conta Padre Renaldo Amauri Lopes, diretor presidente da instituição.

 

 Orgulhosamente podemos dizer que somos hoje uma empresa GREAT PLACE TO WORK!!!

 

Posts Relacionados

Parceiros Mantenedores