Inclusão digital para pessoas com deficiência no Pequeno Cotolengo Paranaense

Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, o qual é utilizado para identificar fatores relacionados a recursos e serviços que podem contribuir para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiências múltiplas. Uma maior promoção da sua vida independente e inclusão, dessa forma, são os resultados que se desejam obter.

Quando o assunto é tecnologia assistiva, o Pequeno Cotolengo Paranaense é referência, especialmente pelo seu trabalho de acolhimento para pessoas com deficiências múltiplas (físicas e intelectuais) no estado do Paraná, que foram abandonadas por suas famílias, sofreram maus tratos ou viviam em situação de risco. 

São cerca de 220 assistidos que recebem na instituição acolhimento, educação e saúde, tudo feito com muito carinho para oferecer qualidade de vida a cada um deles.

Conheça alguns projetos em que a tecnologia assistiva é o foco do desenvolvimento dos nossos Assistidos:

Pediasuit

O Protocolo Pediasuit é uma abordagem terapêutica indicada para pessoas com distúrbios neurológicos diversos. O método utiliza diversas ferramentas. Uma delas é a órtese dinâmica, denominada Suit, que consiste em colete, touca, calções, joelheiras, calçado e um sistema de elásticos ajustáveis posicionados para reproduzir a musculatura, funcionando como uma estrutura elástica externa, promovendo uma melhora da postura e consequentemente melhora dos movimentos. 

A ‘Ability Exercise Unity’ é uma espécie de gaiola onde são aplicadas as técnicas ‘monkey’ (macaco) que utiliza pesos para fortalecimento muscular, e ‘spider’ (aranha) onde são utilizados elásticos que mantém o paciente em pé, enquanto ele executa diversas atividades. Ao trabalhar com os elásticos e a roupa o PediaSuit consegue corrigir e restaurar movimentos.

É indicado para pessoas com distúrbios neurológicos, como paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento, lesões traumáticas cerebrais, autismo e outras condições que afetam as  funções motoras e cognitivas.

Escola Pequeno Cotolengo

A Escola Pequeno Cotolengo é um projeto que atende exclusivamente os Assistidos da organização, atualmente contando com com o trabalho de diversos professores, enquadrada na categoria de escola especial na modalidade da educação básica.

A Escola também acompanha em contra turno escolar, Assistidos que estudam na Escola Padre João Cruciani no período noturno, no sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA). São estudantes que, apesar de suas deficiências, estão dentro do processo acadêmico do letramento e do processo lógico matemático.

A Escola Pequeno Cotolengo realiza atividades que vão desde o processo de aprendizagem básico até a inclusão digital dos seus Assistidos, com atividades pedagógicas orientadas e focadas no desenvolvimento humano e socialização dos alunos.

UCP II

Em continuidade à construção e reforma da Unidade de Cuidados prolongados São Luis Orione – a U.C.P II – Unidade de Cuidados Prolongados contempla a aquisição de equipamentos e mobiliários fundamentais para o atendimento desses pacientes.

Está previsto em seu projeto um Sistema de prontuário eletrônico que possibilitará a gestão de informações, treinamentos específicos para equipe multidisciplina e mobiliários e equipamentos para a completa saúde e acolhimento dos Assistidos. Você pode contribuir para a construção da UCP II! 

FAÇA UMA DOAÇÃO ONLINE PARA O PEQUENO COTOLENGO


Faça a diferença na vida dos nossos Assistidos! Faça sua doação. É fácil, rápido, seguro e você ajuda o Pequeno Cotolengo a continuar oferecendo mais inclusão, educação, nutrição, saúde, qualidade de vida e carinho para os Assistidos.

Você pode fazer a diferença. 

Saiba mais aqui! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *