COLABORE COM O PEQUENO COTOLENGO

Missão Orionita Feminina no Brasil completa 72 anos

23/3/2021

Março é o mês dedicado às mulheres, em alusão a esta data, a Missão Orionita Feminina completa, em 2021, seus 72 anos de chegada ao Brasil, precisamente no dia 23 de março. 

Foi no ano de 1934 que o coração de São Luis Orione, fundador da Congregação, começou a inflar para trazer a missão orionita feminina em terras brasileiras. 


Conforme registros em escritos de São Luis Orione, em 1935, cartas afirmam o desejo de Orione. “Diga ao Padre Giovanni Lorenzetti que estou de acordo com o envio das irmãs ao Brasil”, enfatizou São Luis Orione em Carta a Padre Ângelo de Paoli, em 8 de junho de 1935.


Antes de sua morte, Orione desejava que a missão feminina estivesse no Brasil, no entanto, tal feito aconteceu somente após sua morte. A missão foi aprovada somente em 1947, com a vinda da Superiora Geral na época, Madre Maria Francisca, vindo ao Brasil em 1948 para analisar o país e as necessidades de ajuda.


Foi no dia 23 de março de 1949 que a missão chegou, de fato, ao Brasil, com as irmãs: Irmã Maria Cornélia e Irmã Maria Adrina, ambas italianas, e Irmã Maria Leônia Gimenez, uruguaia. Seu destino era o "Lar dos meninos”, na Pampulha, atendendo crianças órfãs em regime de internato.


As primeiras irmãs orionitas no Brasil seguiram com sua missão, e posteriormente, mais irmãs da Congregação chegaram ao país com o destino em outras obras. A partir de 1969, vinte anos depois da primeira chegada das irmãs, as vocações floresceram no Brasil, com 21 casas, mais de 100 religiosas, 19 noviças e sete postulantes, dedicadas às crianças pobres.


Posts Relacionados

No items found.

Parceiros Mantenedores