Pequeno Cotolengo do Paraná é credenciado pela Rede Sentinela do Ministério da Saúde

No início de agosto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou o credenciamento de mais quatro Instituições para a Rede Sentinela do Ministério da Saúde. Entre essas quatro novas Instituições credenciadas, está o Pequeno Cotolengo do Paraná. Ao todo, 265 Instituições de saúde do Brasil inteiro estão credenciadas atualmente pela Rede, estratégia iniciada pela Anvisa, em conjunto com o Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Vigipós).

A Rede Sentinela funciona como um observatório que gerencia riscos em serviços de saúde, monitorando e notificando eventos adversos e queixas técnicas de produtos sujeitos à vigilância sanitária. Esta ação é resultado da cultura de segurança fomentada na Instituição. O objetivo principal é reduzir riscos e garantir a segurança no atendimento de nossos Assistidos e dos usuários das tecnologias sujeitas à vigilância sanitária.

“Sermos parte da Rede Sentinela é fundamental, tendo em vista que somente Instituições capacitadas são credenciadas. Este credenciamento representa a importância da aplicação das Metas de Segurança do Paciente em nossa Organização”, explica a enfermeira de qualidade Milene Macedo Ribas. 

O Pequeno Cotolengo do Paraná está credenciado como participante da Rede Sentinela, sendo um perfil de gerência de riscos, que alimenta e regula os bancos de dados do Vigipós. Na prática, a Rede Sentinela é uma estratégia iniciada pela Anvisa em 2001, que funciona como um observatório ativo da segurança de produtos relacionados à saúde, como medicamentos, kits para exames, órteses, próteses, equipamentos médico-hospitalares, entre outros. 

A adesão à Rede Sentinela é um ato voluntário, sem envolvimentos de recursos financeiros. O principal objetivo para as Organizações participantes é o reconhecimento e aprimoramento das Metas de Segurança do Paciente, otimizando a qualidade e revisão de processos de vigilância e gestão de riscos, além de ser uma oportunidade para contribuir com informações essenciais para o monitoramento das tecnologias em saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *