Resultados positivos na reabilitação de assistidos demonstram efetividade da abordagem multidisciplinar

O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, localizado em Curitiba, atua diretamente em atendimentos de acolhimento, educação e saúde para pessoas com múltiplas deficiências e também asilados hospitalares do SUS de Curitiba. Com foco na área da saúde, o Complexo oferece atendimentos com equipes multidisciplinares, incluindo médicos,psicólogos, fisioterapeutas, musicoterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros.

A reabilitação acontece de diversas formas dentro da Organização, de acordo com cada perfil de assistido e suas necessidades, como o caso do assistido Bruno T., de 33 anos. O assistido foi acolhido inicialmente na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) Santa Terezinha, em 2020, após passar um longo período na UTI em hospital de Curitiba.

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados Santa Terezinha ofereceu o tratamento inicial do assistido, onde recebeu cuidados integrais e intensivos, com acompanhamento especializado. A Unidade conta com salas exclusivas para reabilitação, quartos, rouparia,banheiros adaptados e sala de nutrição. Após o tratamento inicial na UCCI, o assistido foi transferido para o Lar São Francisco, exclusivo para o público masculino.

No Lar, com o trabalho da equipe multidisciplinar composta por profissionais de psicologia, fisioterapia, equoterapia e musicoterapia, o assistido Bruno T. completou o processo de reabilitação, apresentando resultados muito positivos. Quando chegou no Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, em 2020, o assistido apresentava fraqueza muscular severa, falta de equilíbrio, resistência na postura e encurtamento dos membros inferiores. Após a reabilitação, que durou cerca de um mês, a melhora foi visível e acentuada.

Equipe multidisciplinar promove reabilitação de Assistidos

O PediaSuit é um método fisioterapêutico utilizado para potencializar ganhos motores e funcionais, reforçando a musculatura, o equilíbrio e a coordenação motora. A fisioterapeuta responsável pelo método na Organização, Stefanny Katarine Graciliano, explica que a evolução do Assistido foi notável. “O Bruno chegou até nós debilitado,apresentava resistência na postura ortostática e problemas musculares, por ter ficado muito tempo em um leito de UTI. Chegando ao Cotolengo, trabalhamos com a neuroplasticidade e tivemos um resultado muito rápido e positivo”, explicou a fisioterapeuta.

Além do caso do assistido Bruno T., o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo também oferece outras formas de reabilitação, de acordo com a necessidade de cada assistido atendido. Atualmente, o Complexo dispõe de 18 especialidades de saúde, como clínica geral, neurologia, geriatria, pneumologia, odontologia, nutrição, pedagogia clínica, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *