Melhorar a qualidade de vida proporcionando inclusão social à pessoa com deficiência múltipla.
Ampliar o impacto social pela excelência no atendimento humanizado e inclusivo.
“Que a FÉ engrandeça nossos corações”.
“A CARIDADE tem fome de ação: é uma atividade que tem sabor divino, sabor de eternidade”.
“Difundamos bondade e serenidade sobre todos os nossos passos e no coração das pessoas que encontramos”, isto é PROMOÇÃO HUMANA.
Nosso COMPROMISSO é “Competir, rivalizar, sim, para sermos melhores servidores de Deus e do amor”.
A TRANSPARÊNCIA faz com que “nossa vida seja um espelho límpido no qual todas as pessoas possam espelhar-se”.
O Pequeno Cotolengo possui cinco grandes lares
e oito casas lares, que abrigam os moradores de acordo com as necessidades de
cada um, visando o maior conforto, segurança, cuidados com a saúde daqueles que
necessitam e a autonomia daqueles que tem essa possibilidade.
Em todos os lares
os colaboradores buscam ao máximo proporcionar o clima familiar, para que os
moradores se sintam acolhidos de forma completa.
Uma boa dose de carinho as vezes é o melhor
remédio, e é com esse sentimento que trabalham todos os profissionais de saúde
do Pequeno Cotolengo.
Hoje a instituição oferece no Centro de Reabilitação 17
especialidades na área da saúde. São elas:
• Clínica geral
• Neurologia
• Psicologia
• Psiquiatria
• Nutrição
• Farmácia
• Enfermagem
• Terapia ocupacional
• Fisioterapia
• Musicoterapia
• Equoterapia
• Fonoaudiologia
• Odontologia
Geriatria
Infectologia
Pneumologia
Serviço Social
A Escola Pequeno Cotolengo é uma escola
especial na modalidade da educação básica e atende exclusivamente os moradores
da instituição. Aqui, a alegria é o principal método de ensino.
No calendário
escolar estão atividades culturais, de artesanato, passeios, de estímulos
sensoriais e atividades de integração da escola com a comunidade, além dos
projetos do Coro Cênico (teatro e música) e Panificadora Escola. Tudo com o
objetivo de descobrir e desenvolver o potencial de cada um dos moradores.
Tem o intuito de compartilhar o conhecimento técnico-científico para área profissional e acadêmica, ampliando o contato entre as instituições amigas e também o entendimento da instituição para a comunidade civil e acadêmica.
Ver eventosPesquisa AcadêmicaO Pequeno Cotolengo, pelo terceiro ano, foi certificado pelo Instituto Great Place to Work como um excelente lugar para trabalhar.
Na noite do dia do dia 26 de novembro recebemos do Instituto GRPCom através do Programa Impulso o título da melhor prática em Compliance e Análise de Riscos do Terceiro Setor no Estado do Paraná. Agradecemos aos parceiros do Códigoconduta.com e Lima&Lima Advogados associados. Este prêmio reafirma nosso compromisso com a ética e a transparência e nos indica estar no caminho certoEleita por três anos consecutivos pelo Instituto Doar como uma das 100 MELHORES ONG's PARA SE DOAR no Brasil. O Pequeno Cotolengo do Paraná – Dom Orione, além de receber o reconhecimento como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, em 2017, ainda ganhou na categoria Melhor ONG da Região Sul do país.
Eleita por três anos consecutivos pelo Instituto Doar como uma das 100 MELHORES ONG's PARA SE DOAR no Brasil. O Pequeno Cotolengo do Paraná – Dom Orione, além de receber o reconhecimento como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, em 2017, ainda ganhou na categoria Melhor ONG da Região Sul do país.
O Pequeno Cotolengo recebeu pelo segundo ano consecutivo, a certificação concedida às empresas em que as respostas dos colaboradores na pesquisa do GPTW demonstram um alto índice de satisfação.Os funcionários elegeram a instituição como um excelente lugar para se trabalhar.
Promovido pelo Diário Indústria & Comércio com o objetivo de mostrar e valorizar as boas iniciativas pessoais e empresariais desenvolvidas no paraná. Os premiados foram indicados por seus contribuintes jornalistas, articulistas e colunistas e o Pequeno Cotolengo recebeu o prêmio na categoria Organização do Terceiro Setor.
Reconhece os melhores projetos nas áreas de empreendedorismo e sustentabilidade, que contribuam para o desenvolvimento da sociedade. Na categoria Empreendedorismo Social, recebemos o 1º lugar pelo Projeto Horta Solidária que visa garantir aos nossos moradores hortaliças e legumes sem agrotóxicos, cultivados por apenados da Colônia Agrícola do Paraná, em Piraquara, com mudas fornecidas pela Mudas Tamandaré.
O selo é oferecido pelo Instituto Doar às instituições que aplicam os 44 critérios descritos no Padrão de Gestão e Transparência do Terceiro Setor (PGT) dentro temas: Causa e estratégia de atuação; Representação e Responsabilidade; Gestão e Planejamento; Estratégia de financiamento; e Prestação de contas e Comunicação
O Pequeno Cotolengo foi selecionado como uma das 50 melhores empresas para se trabalhar no estado do Paraná. Ficamos em 32° lugar na categoria das médias empresas (100 a 900 funcionários). A premiação é promovida pela Gazeta do Povo e pelo Great Place to Work e reúne empresas de todo estado.
O Pequeno Cotolengo participou do Prêmio Edição Especial 10 Anos, uma categoria especial voltado
exclusivamente às organizações sociais vencedoras da primeira à oitava edição do Prêmio Volkswagen na Comunidade. A Instituição foi selecionado como a organização com melhor execução e impacto do projeto ao longo dos últimos anos e recebeu novo recurso para ser reinvestido no Bazar da Amizade.
O objetivo do Prêmio é reconhecer boas práticas que visem o alcance dos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e que estejam sendo implementadas por empresas, indústrias, instituições públicas, e do 3º setor de todo o Estado do PR.
Oferecido pela Câmara dos Deputados, é uma homenagem anual a empresas, entidades e personalidades que realizam ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência e que são exemplos de vida e superação. Os vencedores foram eleitos pelo Conselho Deliberativo do Prêmio Brasil Mais Inclusão e o Pequeno Cotolengo foi o primeiro colocado, entre 58 instituições, recebendo 17 votos entre os 20 votantes.
Reconhece os melhores projetos nas áreas de empreendedorismo e sustentabilidade, que contribuam para o desenvolvimento da sociedade. Na Categoria Empreendedorismo Social, recebemos o 1º lugar pelo Projeto Sistema de Transporte e Distribuição de Alimentos – Sistdista, uma tecnologia assistiva com foco na alimentação e no processo de reabilitação da pessoa com deficiência múltipla.
Reconhecimento oferecido através do Instituto Liga Social. Entre as 116 Organizações inscritas, apenas 46 conseguiram atravessar o rigoroso processo de avaliação – das quais 31 foram aprovadas e receberam o Selo. O Instituto Liga Social é um gestor de investimentos sociais, que aloca recursos em iniciativas focadas em impacto social.
Os prêmios ASTER são concedidos para pessoas físicas e jurídicas, que se destacam no meio empresarial, acadêmico e social. Os vencedores são escolhidos por um corpo de jurados constituído por importantes empresários, docentes e políticos.
O Selo Compromisso com a Transparência é um certificado concedido as organizações que demonstrem clareza e compromisso na prestação de contas através do portal criado pelo Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom).
O prêmio tem por objetivo reconhecer e disseminar as melhores práticas na área de educação especial. A Instituição foi certificada nas categorias: 2° lugar Marketing, 3° lugar em Captação de Recursos e na categoria Jurídico.
O Selo Compromisso com a Transparência é um certificado concedido as organizações que demonstrem clareza e compromisso na prestação de contas através do portal criado pelo Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom).
O Pequeno Cotolengo foi selecionado em 2014 para participar do Projeto Legado, recebendo diversas capacitações nas áreas de captação de recursos, comunicação, jurídica, financeira, negócios sociais e ampliação de impacto.
Reconhecimento conquistado pelo trabalho desenvolvido com a Colônia Penal Agroindustrial de Piraquara através do Projeto Horta Solidária, no qual detentos cultivam as hortaliças consumidas na instituição. Concedido pelo Movimento Nós Podemos Paraná e pela ONU.
O Pequeno Cotolengo foi selecionado junto a outras 11 organizações no Brasil para participação no processo de capacitação do Projeto Dom, dando início ao Projeto de Humanização no Atendimento, voltado a cuidadores e atendentes.
Promovido pela Gazeta do Povo, em parceria com Instituto GRPCOM, Ink e Centro de Ação Voluntária de Curitiba (CAV), reconheceu o Pequeno Cotolengo em 1º lugar na categoria ONG’s, pelos trabalhos desenvolvidos com seus mais de 700 voluntários, em especial, no churrasco mensal.
O Pequeno Cotolengo foi selecionado como organização com melhor execução de projeto, dentre as 10 premiadas no Brasil pelo Prêmio Volkswagen na Comunidade. Por este reconhecimento, o Pequeno Cotolengo recebeu novos recursos para reinvestimento no Bazar da Amizade.
O Pequeno Cotolengo participou do Prêmio VW na Comunidade 2012 e foi premiado entre as 10 organizações no Brasil, recebendo recursos que proporcionaram a ampliação em mais de 170% do espaço do Bazar da Amizade, que responde por 12% das receitas anuais da instituição.
Em 2006 o Pequeno Cotolengo recebeu o Prêmio FAE-FIEP de Responsabilidade Social com o Projeto Casas Lares. O Prêmio valoriza programas sociais implantados em organizações cidadãs, com políticas consistentes e considerando o bom resultado social na comunidade.
Premiação pelo desenvolvimento do Sistema de Transporte e Distribuição de Alimentos (SISTDISTA).
Em novembro de 2005 aconteceu o III Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. O Pequeno Cotolengo Paranaense recebeu o primeiro lugar da região sul pelo desenvolvimento do Projeto Tatames Especiais.
Esse título é outorgado às entidades filantrópicas mais bem administradas do país. O Pequeno Cotolengo foi escolhido entre as 50 organizações sociais com maior grau de eficiência e transparência. A premiação é uma iniciativa da Kanitz & Associados em parceria com a Accor, Firmenich, Grupo Solvay e Intermédica Saúde.
Tem o intuito de compartilhar o conhecimento técnico-científico para área profissional e acadêmica, ampliando o contato entre as instituições amigas e também o entendimento da instituição para a comunidade civil e acadêmica.
Ver eventosO Pequeno Cotolengo recebeu pelo segundo ano consecutivo, a certificação concedida às empresas em que as respostas dos colaboradores na pesquisa do GPTW demonstram um alto índice de satisfação.
Os funcionários elegeram a instituição como um excelente lugar para se trabalhar.
Promovido pelo Diário Indústria & Comércio com o objetivo de mostrar e valorizar as boas iniciativas pessoais e empresariais desenvolvidas no paraná. Os premiados foram indicados por seus contribuintes jornalistas, articulistas e colunistas e o Pequeno Cotolengo recebeu o prêmio na categoria Organização do Terceiro Setor.
Oferecido pela Câmara dos Deputados, é uma homenagem anual a empresas, entidades e personalidades que realizam ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência e que são exemplos de vida e superação. Os vencedores foram eleitos pelo Conselho Deliberativo do Prêmio Brasil Mais Inclusão e o Pequeno Cotolengo foi o primeiro colocado, entre 58 instituições, recebendo 17 votos entre os 20 votantes.
Reconhece os melhores projetos nas áreas de empreendedorismo e sustentabilidade, que contribuam para o desenvolvimento da sociedade. Na categoria Empreendedorismo Social, recebemos o 1º lugar pelo Projeto Horta Solidária que visa garantir aos nossos moradores hortaliças e legumes sem agrotóxicos, cultivados por apenados da Colônia Agrícola do Paraná, em Piraquara, com mudas fornecidas pela Mudas Tamandaré.
O selo é oferecido pelo Instituto Doar às instituições que aplicam os 44 critérios descritos no Padrão de Gestão e Transparência do Terceiro Setor (PGT) dentro temas: Causa e estratégia de atuação; Representação e Responsabilidade; Gestão e Planejamento; Estratégia de financiamento; e Prestação de contas e Comunicação.
O Pequeno Cotolengo foi selecionado como uma das 50 melhores empresas para se trabalhar no estado do Paraná. Ficamos em 32° lugar na categoria das médias empresas (100 a 900 funcionários). A premiação é promovida pela Gazeta do Povo e pelo Great Place to Work e reúne empresas de todo estado.
O Instituto Doar em parceria com a Revista Época elegeram as 100 melhores ONGs do Brasil. O Pequeno Cotolengo do Paraná – Dom Orione, além de receber o reconhecimento como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, ainda ganhou na categoria Melhor ONG da Região Sul do país.
O Pequeno Cotolengo participou do Prêmio Edição Especial 10 Anos, uma categoria especial voltado exclusivamente às organizações sociais vencedoras da primeira à oitava edição do Prêmio Volkswagen na Comunidade. A Instituição foi selecionado como a organização com melhor execução e impacto do projeto ao longo dos últimos anos e recebeu novo recurso para ser reinvestido no Bazar da Amizade.
O objetivo do Prêmio é reconhecer boas práticas que visem o alcance dos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e que estejam sendo implementadas por empresas, indústrias, instituições públicas, e do 3º setor de todo o Estado do PR. Na categoria 3º setor o Pequeno Cotolengo foi reconhecido por apresentar a metodologia de trabalho através da Escola de Educação Especial, assegurando aos alunos/moradores da Instituição uma educação inclusiva equitativa e de qualidade.
O prêmio tem por objetivo reconhecer e disseminar as melhores práticas na área de educação especial. A Instituição foi certificada nas categorias: 2° lugar Marketing, 3° lugar em Captação de Recursos e na categoria Jurídico.
Reconhecimento oferecido através do Instituto Liga Social. Entre as 116 Organizações inscritas, apenas 46 conseguiram atravessar o rigoroso processo de avaliação – das quais 31 foram aprovadas e receberam o Selo. O Instituto Ajuda Paraná é uma gestora de investimentos sociais, que aloca recursos em iniciativas focadas em impacto social.
O Selo Compromisso com a Transparência é um certificado concedido as organizações que demonstrem clareza e compromisso na prestação de contas através do portal criado pelo Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom).
Os prêmios ASTER são concedidos para pessoas físicas e jurídicas, que se destacam no meio empresarial, acadêmico e social. Os vencedores são escolhidos por um corpo de jurados constituído por importantes empresários, docentes e políticos.
Reconhece os melhores projetos nas áreas de empreendedorismo e sustentabilidade, que contribuam para o desenvolvimento da sociedade. Na Categoria Empreendedorismo Social, recebemos 1º lugar através do Projeto Sistema de Transporte e Distribuição de Alimentos – Sistidista, uma tecnologia assistiva com foco na alimentação e no processo de reabilitação da pessoa com deficiência múltipla.
O Pequeno Cotolengo foi selecionado em 2014 para participar do Projeto Legado, recebendo diversas capacitações nas áreas de captação de recursos, comunicação, jurídica, financeira, negócios sociais e ampliação de impacto.
Reconhecimento alcançado pela transparência na prestação de contas através do portal criado pelo Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom).
Reconhecimento conquistado pelo trabalho desenvolvido com a Colônia Penal Agroindustrial de Piraquara através do Projeto Horta Solidária, no qual detentos cultivam as hortaliças consumidas na instituição. Concedido pelo Movimento Nós Podemos Paraná e pela ONU.
O Pequeno Cotolengo foi selecionado junto a outras 11 organizações no Brasil para participação no processo de capacitação do Projeto Dom, dando início ao Projeto de Humanização no Atendimento, voltado a cuidadores e atendentes.
Promovido pela Gazeta do Povo, em parceria com Instituto GRPCOM, Ink e Centro de Ação Voluntária de Curitiba (CAV), reconheceu o Pequeno Cotolengo em 1º lugar na categoria ONG’s, pelos trabalhos desenvolvidos com seus mais de 700 voluntários, em especial, no churrasco mensal.
O Pequeno Cotolengo foi selecionado como organização com melhor execução de projeto, dentre as 10 premiadas no Brasil pelo Prêmio Volkswagen na Comunidade. Por este reconhecimento, o Pequeno Cotolengo recebeu novos recursos para reinvestimento no Bazar da Amizade.
O Pequeno Cotolengo participou do Prêmio VW na Comunidade 2012 e foi premiado entre as 10 organizações no Brasil, recebendo recursos que proporcionaram a ampliação em mais de 170% do espaço do Bazar da Amizade, que responde por 12% das receitas anuais da instituição.
Em 2006 o Pequeno Cotolengo recebeu o Prêmio FAE-FIEP de Responsabilidade Social com o Projeto Casas Lares. O Prêmio valoriza programas sociais implantados em organizações cidadãs, com políticas consistentes e considerando o bom resultado social na comunidade.
Premiação pelo desenvolvimento do Sistema de Transporte e Distribuição de Alimentos (SISTDISTA).
Em novembro de 2005 aconteceu o III Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. O Pequeno Cotolengo Paranaense recebeu o primeiro lugar da região sul pelo desenvolvimento do Projeto Tatames Especiais.
Esse título é outorgado às entidades filantrópicas mais bem administradas do país. O Pequeno Cotolengo foi escolhido entre as 50 organizações sociais com maior grau de eficiência e transparência. A premiação é uma iniciativa da Kanitz & Associados em parceria com a Accor, Firmenich, Grupo Solvay e Intermédica Saúde.