Tem o intuito de compartilhar o conhecimento técnico-científico para área profissional e acadêmica, ampliando o contato entre as instituições amigas e também o entendimento da instituição para a comunidade civil e acadêmica.
Ver eventosO Pequeno Cotolengo recebeu pelo segundo ano consecutivo, a certificação concedida às empresas em que as respostas dos colaboradores na pesquisa do GPTW demonstram um alto índice de satisfação.
Os funcionários elegeram a instituição como um excelente lugar para se trabalhar.
Promovido pelo Diário Indústria & Comércio com o objetivo de mostrar e valorizar as boas iniciativas pessoais e empresariais desenvolvidas no paraná. Os premiados foram indicados por seus contribuintes jornalistas, articulistas e colunistas e o Pequeno Cotolengo recebeu o prêmio na categoria Organização do Terceiro Setor.
Oferecido pela Câmara dos Deputados, é uma homenagem anual a empresas, entidades e personalidades que realizam ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência e que são exemplos de vida e superação. Os vencedores foram eleitos pelo Conselho Deliberativo do Prêmio Brasil Mais Inclusão e o Pequeno Cotolengo foi o primeiro colocado, entre 58 instituições, recebendo 17 votos entre os 20 votantes.
Reconhece os melhores projetos nas áreas de empreendedorismo e sustentabilidade, que contribuam para o desenvolvimento da sociedade. Na categoria Empreendedorismo Social, recebemos o 1º lugar pelo Projeto Horta Solidária que visa garantir aos nossos moradores hortaliças e legumes sem agrotóxicos, cultivados por apenados da Colônia Agrícola do Paraná, em Piraquara, com mudas fornecidas pela Mudas Tamandaré.
O selo é oferecido pelo Instituto Doar às instituições que aplicam os 44 critérios descritos no Padrão de Gestão e Transparência do Terceiro Setor (PGT) dentro temas: Causa e estratégia de atuação; Representação e Responsabilidade; Gestão e Planejamento; Estratégia de financiamento; e Prestação de contas e Comunicação.
O Pequeno Cotolengo foi selecionado como uma das 50 melhores empresas para se trabalhar no estado do Paraná. Ficamos em 32° lugar na categoria das médias empresas (100 a 900 funcionários). A premiação é promovida pela Gazeta do Povo e pelo Great Place to Work e reúne empresas de todo estado.
O Instituto Doar em parceria com a Revista Época elegeram as 100 melhores ONGs do Brasil. O Pequeno Cotolengo do Paraná – Dom Orione, além de receber o reconhecimento como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, ainda ganhou na categoria Melhor ONG da Região Sul do país.
O Pequeno Cotolengo participou do Prêmio Edição Especial 10 Anos, uma categoria especial voltado exclusivamente às organizações sociais vencedoras da primeira à oitava edição do Prêmio Volkswagen na Comunidade. A Instituição foi selecionado como a organização com melhor execução e impacto do projeto ao longo dos últimos anos e recebeu novo recurso para ser reinvestido no Bazar da Amizade.
O objetivo do Prêmio é reconhecer boas práticas que visem o alcance dos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e que estejam sendo implementadas por empresas, indústrias, instituições públicas, e do 3º setor de todo o Estado do PR. Na categoria 3º setor o Pequeno Cotolengo foi reconhecido por apresentar a metodologia de trabalho através da Escola de Educação Especial, assegurando aos alunos/moradores da Instituição uma educação inclusiva equitativa e de qualidade.
O prêmio tem por objetivo reconhecer e disseminar as melhores práticas na área de educação especial. A Instituição foi certificada nas categorias: 2° lugar Marketing, 3° lugar em Captação de Recursos e na categoria Jurídico.
Reconhecimento oferecido através do Instituto Liga Social. Entre as 116 Organizações inscritas, apenas 46 conseguiram atravessar o rigoroso processo de avaliação – das quais 31 foram aprovadas e receberam o Selo. O Instituto Ajuda Paraná é uma gestora de investimentos sociais, que aloca recursos em iniciativas focadas em impacto social.
O Selo Compromisso com a Transparência é um certificado concedido as organizações que demonstrem clareza e compromisso na prestação de contas através do portal criado pelo Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom).
Os prêmios ASTER são concedidos para pessoas físicas e jurídicas, que se destacam no meio empresarial, acadêmico e social. Os vencedores são escolhidos por um corpo de jurados constituído por importantes empresários, docentes e políticos.
Reconhece os melhores projetos nas áreas de empreendedorismo e sustentabilidade, que contribuam para o desenvolvimento da sociedade. Na Categoria Empreendedorismo Social, recebemos 1º lugar através do Projeto Sistema de Transporte e Distribuição de Alimentos – Sistidista, uma tecnologia assistiva com foco na alimentação e no processo de reabilitação da pessoa com deficiência múltipla.
O Pequeno Cotolengo foi selecionado em 2014 para participar do Projeto Legado, recebendo diversas capacitações nas áreas de captação de recursos, comunicação, jurídica, financeira, negócios sociais e ampliação de impacto.
Reconhecimento alcançado pela transparência na prestação de contas através do portal criado pelo Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom).
Reconhecimento conquistado pelo trabalho desenvolvido com a Colônia Penal Agroindustrial de Piraquara através do Projeto Horta Solidária, no qual detentos cultivam as hortaliças consumidas na instituição. Concedido pelo Movimento Nós Podemos Paraná e pela ONU.
O Pequeno Cotolengo foi selecionado junto a outras 11 organizações no Brasil para participação no processo de capacitação do Projeto Dom, dando início ao Projeto de Humanização no Atendimento, voltado a cuidadores e atendentes.
Promovido pela Gazeta do Povo, em parceria com Instituto GRPCOM, Ink e Centro de Ação Voluntária de Curitiba (CAV), reconheceu o Pequeno Cotolengo em 1º lugar na categoria ONG’s, pelos trabalhos desenvolvidos com seus mais de 700 voluntários, em especial, no churrasco mensal.
O Pequeno Cotolengo foi selecionado como organização com melhor execução de projeto, dentre as 10 premiadas no Brasil pelo Prêmio Volkswagen na Comunidade. Por este reconhecimento, o Pequeno Cotolengo recebeu novos recursos para reinvestimento no Bazar da Amizade.
O Pequeno Cotolengo participou do Prêmio VW na Comunidade 2012 e foi premiado entre as 10 organizações no Brasil, recebendo recursos que proporcionaram a ampliação em mais de 170% do espaço do Bazar da Amizade, que responde por 12% das receitas anuais da instituição.
Em 2006 o Pequeno Cotolengo recebeu o Prêmio FAE-FIEP de Responsabilidade Social com o Projeto Casas Lares. O Prêmio valoriza programas sociais implantados em organizações cidadãs, com políticas consistentes e considerando o bom resultado social na comunidade.
Premiação pelo desenvolvimento do Sistema de Transporte e Distribuição de Alimentos (SISTDISTA).
Em novembro de 2005 aconteceu o III Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. O Pequeno Cotolengo Paranaense recebeu o primeiro lugar da região sul pelo desenvolvimento do Projeto Tatames Especiais.
Esse título é outorgado às entidades filantrópicas mais bem administradas do país. O Pequeno Cotolengo foi escolhido entre as 50 organizações sociais com maior grau de eficiência e transparência. A premiação é uma iniciativa da Kanitz & Associados em parceria com a Accor, Firmenich, Grupo Solvay e Intermédica Saúde.
O Escritório da Qualidade tem por objetivos:
a) Promover a implementação dos Padrões de Acreditação da JCI;
b) Coordenar a implantação de projetos de melhoria da qualidade da organização;
c) Definir metodologia para mapeamento de processos e gerenciamento riscos assistenciais com revisão anual;
d) Garantir padronização de rotinas e processos conforme Norma Zero;
e) Definir metodologia para acompanhamento de indicadores estratégicos e de processo;
f) Apoiar no monitoramento de indicadores estratégicos e do contrato de gestão;
g) Classificar e direcionar as notificações de não conformidades registradas pelas auditorias internas e externas ou pelos colaboradores em geral;
h) Acompanhar as ações corretivas e/ou preventivas advindas das notificações de não conformidades registradas pelas auditorias internas e externas ou pelos colaboradores em geral;
i) Coordenar análise de Eventos Adversos de forma estruturada através de ferramentas de Qualidade e divulgar as lideranças os resultados da análise;
j) Realizar as notificações externas de Não Conformidades, Farmacovigilância e Tecnovigilância conforme legislação vigente;
k) Monitorar e analisar eficácia dos planos de ações gerados após análise de eventos adversos;
l) Planejar e implementar cronograma anual de treinamentos para todos os setores da organização considerando Processos da Qualidade e Metas Internacionais de Segurança do Paciente;
m) Realizar campanhas e/ou eventos que promovam a educação permanente e o engajamento para melhoria da qualidade, segurança nos processos e Disseminação de Cultura de Segurança;
n) Capacitar auditores internos para qualidade;
o) Realizar auditorias/tracer mensais e educativas para garantir com as equipes as melhores práticas assistenciais;
p) Aplicar bianualmente pesquisa de cultura de segurança elaborando e implementando planos de ação;
q) Receber e acolher novos colaboradores, médicos e terceiros, disseminando o programa de melhoria da qualidade e segurança do assistido.