Bem-vindo ao FAQ do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo!

Aqui, buscamos responder às perguntas mais frequentes sobre nossa instituição e como você pode nos ajudar a transformar vidas.

Se você tem dúvidas sobre nossos serviços, formas de doação, voluntariado ou qualquer outra questão relacionada ao nosso trabalho, você está no lugar certo! Obrigado por seu interesse em fazer parte dessa rede de solidariedade e cuidado. Juntos, podemos fazer a diferença na vida de muitas pessoas!

O que é o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo?

O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, em Curitiba, foi fundado em 1965. A origem do nome “Pequeno Cotolengo” remonta ao período que o Padre José Benedito Cotolengo fundou “La Piccola Casa”, A Pequena Casa, em italiano, uma instituição para pobres doentes em Turim, na Itália. A obra multiplicou-se pelas mãos de São Luis Orione, fundador da Pequena Obra da Divina Providência, sendo levada para diversos países, dentre os quais o Brasil.

Hoje, o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo é uma Organização da Sociedade Civil, também chamada de OSC, eleita como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil, que oferece, de forma gratuita, acolhimento, saúde e educação para mais de 270 pessoas com múltiplas deficiências.  

No acolhimento, são quatro Grandes Lares, oito Casas Lares, uma Unidade de Cuidados Prolongados, além da Unidade Hospitalar São Luis Orione, que atende pessoas de todo o estado. Os Assistidos que moram na Organização também recebem atendimentos multidisciplinares de uma equipe composta por profissionais de 27 especialidades e áreas de atuação. Na educação, a Escola Pequeno Cotolengo oferece educação básica e fundamental, na modalidade especial, de acordo com o Currículo Formal e Funcional, respeitando idade cronológica e o potencial de aprendizado de cada indivíduo.

Como o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo se mantém?

O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo se mantém através de doações, cerca de 73% do valor utilizado para custear os atendimentos realizados aqui, é através da captação. Um trabalho grandioso que envolve doações por PIX, dinheiro, conta de energia, de água ou telefone. Também é feito arrecadação por meio da venda de produtos sociais e de eventos como o Churrasco do Pequeno Cotolengo, Ação entre Amigos e Show de Prêmios.

A organização também possui convênios e acordos com a Prefeitura e o Governo do Estado para subsidiar atendimentos como o da Escola Pequeno Cotolengo e Unidade Hospitalar São Luís Orione.

Como posso ajudar?

Fazendo qualquer tipo de doação ou participando dos eventos promovidos pelo Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo. Você também pode promover ações para contribuir com a nossa causa, como por exemplo, organizar doações em seu prédio, coletar recicláveis em seu condomínio, ou movimentar a nossa Organização com dias especiais para os nossos Assistidos, como um spa de beleza, maquiagem solidária, cortes de cabelos ou apresentações artísticas. 

Toda ajuda é muito bem-vinda! Para saber mais sobre como fazer a sua doação, acesse o link (LINK). Caso queira realizar ações especiais por aqui, ou organizar doações, entre em contato conosco pelo telefone ou WhatsApp no (41) 3314-1900.

O que posso doar?

Você pode doar diversos itens, como por exemplo, artigos para o nosso Bazar da Amizade. Também recebemos alimentos não perecíveis, produtos de higiene, roupas para uso dos Assistidos e bens de herança. Confira uma lista de itens que podem ser doados para o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo: 

  • Roupas em bom estado;
  • Calçados em condições adequadas para uso;
  • Móveis em boas condições de uso;
  • Artigos de decoração (quadros, vasos, tapetes, esculturas);
  • Itens de cozinha;
  • Brinquedos;
  • Eletro e eletrônicos; 
  • CD´s, DVS´s e livros;
  • Alimentos não perecíveis, como arroz, azeite e café;
  • Produtos de higiene pessoal, como sabonetes, shampoo e fraldas;
  • Bens de herança, como automóveis, terrenos ou dinheiro;
  • Recicláveis e blísteres de medicamentos.
Vocês buscam doações?

Sim. O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo busca as doações no seu endereço. Para isso, basta ligar no (41) 3314-1900 ou enviar um WhatsApp para o mesmo número. A nossa equipe vai cadastrar as suas informações e você escolherá a melhor data para que nossa equipe vá até a sua casa. No dia agendado, é importante deixar alguém na residência, pois como a nossa coleta é feita sob demanda, os horários podem variar. 

A nossa equipe coleta doações nas cidades de Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais, Pinhais, Almirante Tamandaré, Campo Largo, Campo Magro e Quatro Barras.

Posso levar doações?

Você pode trazer suas doações até o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, na Rua José Gonçalves Júnior, número 140, no bairro Campo Comprido, em Curitiba. A entrega pode ser feita todos os dias, de segunda a segunda, das 07h às 19h.

Também é possível deixar doações nos domingos de churrasco e nos sábados de Bazar Especial.

Como faço para doar em dinheiro?

Você pode doar qualquer valor por PIX, transferência bancária, pela página Doare ou por meio das contas de luz, pela Copel e Cocel, água, pela Sanepar, e telefone, pela operadora Oi.

Confira os meios de doação:

  • Doação através de Nota fiscal sem CPF e Troco Solidário;
  • Doação por meio de faturas;
  • PIX, chave CNPJ: 76.610.690/0001-62;
  • Destinação do Imposto de Renda;
  • Doação única ou mensal através da
  • Doare:
  • Transferência bancária:
    • Caixa Econômica
      Ag: 1001
      CC: 1304-0
    • Bradesco
      Ag: 2936-0
      CC: 3859-8
    • Banco do Brasil
      Ag: 4500-4
      CC: 106460-6
    • Itaú
      Ag: 3834
      CC: 04894-8
    • Sicoob
      Ag: 4368-0
      CC 13670-0
    • Santander
      Ag: 4417
      CC: 13002461-3
Como é utilizada a minha doação?

Se você doou itens para casa, artigos de cozinha, móveis ou roupas, quando as peças chegam na nossa Organização, passam por uma triagem para verificar possíveis consertos ou reparos. Depois disso, o que estiver em falta para o uso dos nossos Assistidos, será encaminhado para os lares. Os demais, são levados para os nossos Bazares, precificados e comercializados. Os valores são revertidos para manter o atendimento do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, mesmo destino dado às doações por PIX, cartões e faturas.

O Bazar abre todos os dias?

Sim, porém para públicos diferentes. Na segunda, quarta e sexta é voltado para lojistas cadastrados. Já na terça, quinta e sábado o Bazar abre para o público em geral, sempre das 8h30 às 11h30. No segundo sábado do mês, temos o Bazar Especial, com horário estendido, das 08h30 às 15h.

Qual o horário do Bazar?

O Bazar da Amizade abre sempre das 8h30 às 11h30. Já o Bazar Especial, realizado no sábado, abre das 08h30 às 15h.

Como faço para comprar no Bazar?

Para fazer compras nos dias abertos ao público, basta vir até o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo. As senhas são distribuídas por ordem de chegada a partir das 07h30.

Já para os lojistas, é necessário fazer um cadastro, direto na Organização nas segundas, quartas e sextas, das 8h30 às 11h30. É necessário trazer alguns documentos. Para lojistas: razão social, CNPJ, documentos pessoais e comprovante de endereço. Não poderá ser tercerizado. Para revendedores autônomos, apenas os documentos pessoais e comprovante de residência.

Qual o valor dos itens do Bazar?

Os valores dos itens nos nossos Bazares são acessíveis e podem ser consultados pelo WhatsApp: (41) 98516-3363.

Atenção: os preços não são divulgados através das redes sociais, seja por comentários, inbox ou pelas postagens.

Como funciona o churrasco?

O churrasco mensal do Pequeno Cotolengo é um dos eventos mais tradicionais de Curitiba e Região Metropolitana. Para participar basta comparecer na Organização no primeiro domingo do mês, adquirir suas fichas e retirar no balcão, para levar, ou então, esperar por uma mesa e almoçar no nosso Salão.

Aceitam doação de tampinhas?

Sim. O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo aceita doação de tampinhas, bem como outros materiais recicláveis, como blísteres, lacres, metal, papel, papelão e vidros inteiros. Você pode trazer até nós, ou agendar a coleta na sua casa. Com essa doação, você estará apoiando a causa da nossa Organização e também contribuindo para deixar o mundo mais sustentável.

Aceitam doações de roupas?

Sim. As roupas são doações muito importantes para o Pequeno Cotolengo. Além de representarem boa parte do guarda-roupa dos nossos Assistidos, os itens também são comercializados nos nossos Bazares para manter o funcionamento da Organização.

Como destinar meu imposto de renda?

Existem duas formas de destinar o seu Imposto para o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, a primeira é entrar em contato através do telefone (41) 3314-1900 ou pelo Whatsapp (41) 98516-3365 e passar os dados pessoais: CPF, ENDEREÇO COMPLETO COM CEP, NOME COMPLETO DO DECLARANTE, TELEFONE, VALOR DO BOLETO e DATA DE VENCIMENTO. A equipe vai gerar o boleto e encaminhar através do e-mail ou WhatsApp.

A segunda forma pode ser feita pelo próprio contribuinte. Confira o passo a passo:

1 – Acesse o link: fas.curitiba.pr.gov.br/conteudo.aspx?idf=1180, clique em “DOAÇÕES” e selecione se quer doar para o Fundo Municipal do Idoso ou para o Fundo Municipal da criança;

2 – Na próxima tela, clique no botão “FORMULÁRIO PARA DOAÇÃO”, após isso, selecione o item “Pessoa Física”, inclua o valor e data de vencimento;

3 – Nesta etapa, é importante verificar a seleção dos itens “OSC/RELAÇÕES DOS PROJETOS APROVADOS” e em seguida logo abaixo clicar no botão “AÇÃO SOCIAL DO PARANÁ” e selecionar o “PEQUENO COTOLENGO DO PARANÁ” e escolher qual será o projeto contemplado. Preencha todos os dados do doador e gere o boleto.

4 – Após esse passo, basta imprimir o boleto e realizar o pagamento. O prazo é a mesma data para a entrega da declaração. Lembre-se de comunicar que você escolheu o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo como Organização beneficiada! Envie o comprovante pelo e-mail relacionamento@pequenocotolengo.org.br, junto com seus dados pessoais. Assim, você garante que sua contribuição chegará ao destino e fará a diferença na vida dos mais de 270 Assistidos.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail empresarial@pequenocotolengo.org.br ou ligue para o (41) 3314-1991. A sua contribuição transforma vidas!

Onde posso enviar meu currículo?

Para concorrer às vagas do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, você precisa cadastrar seu currículo na nossa plataforma oficial: https://bit.ly/3rCBLcM

No site é possível verificar todas as vagas em aberto no momento. Ressaltamos que todos os candidatos precisam, obrigatoriamente, fazer o cadastro na plataforma para se candidatar, e não há outro meio oficial de concorrer às vagas.

Onde posso ver quais vagas estão abertas?

Para ver todas as vagas disponíveis, basta entrar no link https://bit.ly/3rCBLcM

Mesmo que não hajam vagas disponíveis para o perfil no momento, você pode cadastrar seu currículo, e quando uma oportunidade adequada for aberta, o nosso setor de Gestão de Pessoas entrará em contato.

Como faço o cadastro para lojista no Bazar?

Para ser um lojista cadastrado e realizar compras no Bazar da Amizade, o interessado pode vir até a Organização nas segundas, quartas e sextas, das 8h30 às 11h30. É necessário trazer alguns documentos. Para lojistas: razão social, CNPJ, documentos pessoais e comprovante de endereço. Não poderá ser tercerizado. Para revendedores autônomos, apenas os documentos pessoais e comprovante de residência.

Quando é o Bazar Especial?

O Bazar Especial acontece no segundo sábado de cada mês, sempre das 08h30 às 15h. Para esse Bazar, podem participar tanto lojistas quanto pessoas físicas.

Como faço para ser voluntário?

Para ser voluntário no Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, você pode participar do Dia da Acolhida, uma data especial, em que recebemos aqui no Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, pessoas que desejam contribuir com o nosso trabalho.

Neste dia, nossa equipe vai fazer um tour para mostrar a estrutura e o funcionamento da Organização, e ao final, é você quem escolhe em qual área e horários quer contribuir. O Dia da Acolhida acontece na segunda terça-feira do mês.

Para saber mais, entre em contato com o WhatsApp: +55 41 98516-3347.

Como entro em contato com o PC?

Você pode falar e acompanhar o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo de várias formas:

Como faço para visitar o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo?

As visitas ao Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo podem ser feitas de segunda a sexta, às 10h ou às 14h, com o limite de dez pessoas por horário. No dia, os visitantes vão conhecer toda a estrutura, as Casas Lares e os nossos Assistidos.

Para agendar, basta ligar no (41) 3314-1900 ou (41) 3314-1902. Caso não possa comparecer no dia da visita, pedimos a gentileza de que nos avise no (41) 3314-1900.