É nestas três frentes que se concentram todos os esforços do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo. Com a missão de “cuidar das pessoas e transformar vidas”, a Organização atende crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos com múltiplas deficiências – de variados níveis de complexidade, abandonados ou que estavam submetidos a situações de risco – e asilados hospitalares.
Orientado pelos preceitos de São Luis Orione, santo italiano fundador da Pequena Obra da Divina Providência, responsável por multiplicar instituições voltadas ao atendimento de pobres doentes, o Pequeno Cotolengo nasce no Brasil em 1964, em São Paulo; e no ano seguinte, 1965, em Curitiba, no Paraná.
Desde então, se desenvolveu seguindo fiel ao Carisma de Dom Orione: “só a caridade salvará o mundo”. Assim, foram incorporados novos serviços e modalidades de atendimento e, também, ampliada a estrutura para cuidar de mais pessoas.
Atualmente, são acolhidas mais de 240 pessoas, com moradia e cuidados 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, com idades entre 2 e 88 anos. Os Assistidos moram em 8 Casas Lares e 4 Grandes Lares, dependendo da autonomia que possuem. A Organização também conta com uma Unidade de Cuidados Prolongados e oferta 22 especialidades e áreas de atendimento, com uma equipe de saúde altamente capacitada e equipamentos modernos. Na área da educação oferta ensino básico especial por meio da Escola Pequeno Cotolengo, que fica dentro do Complexo.
Hoje, é reconhecida como uma das maiores organizações do Brasil, referência no atendimento especializado e no acolhimento de pessoas com múltiplas deficiências, reabilitação e egressos do Sistema Único de Saúde (SUS). Todo serviço é oferecido de forma gratuita para os Assistidos.