Confira a carta da Congregação Orionita sobre o IX Assembleia Geral, realizado na Argentina

Entre os dias 13 e 17 de outubro de 2025, o Movimento Laical Orionita (MLO) viveu um momento de profunda comunhão e fé durante a IX Assembleia Geral, realizada na Argentina. O encontro reuniu leigos e leigas de todo o mundo que, inspirados por São Luís Orione, renovaram o compromisso de servir com amor, humildade e alegria.

O Brasil marcou presença com representantes das Províncias Norte e Sul, que refletiram sobre os caminhos do MLO e os desafios de viver o carisma orionita nos tempos atuais.

O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo se une em oração por todos os membros do Movimento, para que sigam sendo expressão viva de São Luís Orione no mundo, levando consolo, esperança e amor aos que mais precisam.

Abaixo, segue na íntegra a carta da Congregação da Pequena Obra da Divina Providência:

Caríssimos Confrades,

Chegamos até vocês com o coração repleto de alegria e gratidão, diretamente de Claypole, onde acabamos de concluir a nossa Assembleia Geral de Avaliação. Sentimos um forte desejo de partilhar a belíssima e fraterna experiência vivida, tornando-os participantes dos momentos mais significativos que aqueceram nossos corações.

Espírito de Família e Passos de Renovação

Desde os primeiros instantes, respirou-se um verdadeiro espírito de família, tanto entre nós, participantes, quanto nas casas orionitas que nos acolheram em Buenos Aires.

Queremos expressar um grande OBRIGADO pela acolhida calorosa e fraterna que nos foi reservada!

Um agradecimento especial ao Conselho Geral, que preparou com esmero este evento de família, e à Província Nossa Senhora da Guarda (Argentina, Uruguai e Paraguai) pelo generoso empenho na hospitalidade.

A alegria foi amplificada pela riqueza e frescor trazidos pelas novas Delegações e pelos religiosos mais jovens. Percebemos que a Congregação está caminhando: há muitas experiências simples e belas que expressam uma autêntica renovação e nos impulsionam para a frente!

Toda a Assembleia transcorreu de modo muito familiar e sinodal. A forma de organização, a condução dos trabalhos, o diálogo e a escuta foram um modelo metodológico que esperamos possa inspirar também as nossas reuniões em nível provincial e de delegação.

A Fonte da Nossa Vida e Missão

Cada jornada iniciou à luz da Palavra de Deus e na presença de Jesus — “a primeira hora toda para Deus” — com a Lectio Divina do capítulo 5 de Lucas, acompanhada pela Lectio Orionina.

Redescobrir, em Assembleia, o coração misericordioso de Jesus para com os pobres, os sofredores e os pecadores nos relançou na missão, recordando nossa vocação de “pescadores de homens”.

Refletimos intensamente sobre nossa consagração e sobre como ela, e nossa adesão a Cristo, incidem na missão e no apostolado. Emergiu com força a necessidade de que a vida apostólica se alimente sempre na Fonte: a caridade de Cristo, encontrada na oração pessoal e comunitária.

Sabedoria que vem do pobre: o coração de Dom Orione ainda pulsa

No coração da experiência esteve a voz dos pobres, que iluminou nossas reflexões. Vivenciamos experiências carismáticas nas comunidades da periferia de Claypole — Paróquia do Sagrado Coração, Comunidades de Nossa Senhora de Guadalupe e de Itatí.

Foi tocante a partilha da Palavra nas famílias desses bairros populares: deixamo-nos iluminar pela sabedoria que o Espírito de Deus derrama no coração dos pequenos e humildes.

Um momento profundamente comovente foi o encontro com o Coração de Dom Orione. Percebemo-lo ainda pulsando nos pequenos e pobres do Pequeno Cotolengo de Claypole, reunidos ao seu redor. Foram eles — os hóspedes, as crianças e o povo simples — que nos serviram de luz para orientar nossas reflexões e proposições.

Eles nos recordaram, mais uma vez, a beleza da nossa vocação: estar em contato com os mais simples e pobres, “que são Jesus Cristo”. Esta é a beleza de ser orionita!

Nos Passos de Dom Orione

A Assembleia se concluiu com um encontro fraterno com representantes da Família Carismática — as Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade, as Irmãs do Instituto Secular Orionita e os leigos do Movimento Laical Orionita — reafirmando o compromisso de viver e testemunhar, juntos, o carisma que Dom Orione nos confiou.

Em peregrinação, seguimos os passos do nosso Fundador e depositamos, aos pés da Virgem de Luján, nosso trabalho, sonhos, fadigas e esperanças.

Caros Confrades, entregamos a vocês o fruto simples, mas cheio de amor, de nossa Assembleia. Que possamos sustentar uns aos outros na caminhada, relançando as linhas-mestras do Capítulo Geral, e que em cada um de nós continue sempre a pulsar o grande coração de Dom Orione, ardente de paixão por Cristo, pela Igreja e pelos pobres.

Abraçamos vocês com o afeto de Dom Orione!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *