Leito de Transição

Cuidar das pessoas e transformar vidas

Leito de Transição

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados Santa Terezinha oferta atendimento 100% gratuito de Cuidados prolongados objetivando a recuperação clínica e funcional, a avaliação e a reabilitação da pessoa com perda transitória ou permanente de autonomia potencialmente recuperável, de forma parcial ou total, e que não necessite de cuidados hospitalares em estágio agudo.

Cada assistido tem um plano de cuidados multiprofissional que é único e integrado, cuja é colaborativa e utiliza os dados das avaliações da equipe multidisciplinar e avaliações ambulatoriais, para identificar e priorizar os tratamentos, procedimentos e cuidados, sempre que possível envolvendo o assistido e seus familiares. Busca refletir não apenas o planejamento dos cuidados, mas também o monitoramento de resultados de todas as disciplinas envolvidas nas intervenções de tratamento do assistido.  

O processo de cuidados aos Assistidos é dinâmico, além de envolver muitos profissionais de saúde, envolve também vários ambientes de cuidados e serviços. O plano de cuidados tem seu desenvolvimento ainda na avaliação pré-internamento, que já pode identificar situações que exijam adaptações do ambiente, de materiais, de medicamentos ou de equipe, antes do processo de internação.

O atendimento é realizado por uma equipe própria da unidade, descrita na sequência deste documento, e por profissionais e serviços compartilhados com as demais áreas do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, todos regidos por protocolos que integram e coordenam a prestação de cuidados e incluem:

·         Serviço de Equoterapia;

·         Serviço de Hidroterapia;

·         Serviço de Odontologia;

·         Enfermeira especialista em Estomatoterapia;

·         Laboratório de Impressão 3D de Tecnologias Assistivas;

·         Serviço de Pediasuit.

Composição da equipe de atendimento na Unidade

Equipe médica:

A UCCI Santa Terezinha é atendida por um médico que atua de maneira horizontal, apoiado pelos demais membros do corpo médico que é regido pelo Regimento Interno da Comissão do Corpo Médico.

Equipe de Enfermagem:

A equipe de enfermagem é composta por coordenação
de enfermagem, supervisão de enfermagem, enfermeiros e técnicos de
enfermagem. 

Nutrição: A unidade é atendida por um nutricionista clínico.

Serviço Social: A unidade é atendida por um assistente social.

Fisioterapia: A unidade é atendida por dois fisioterapeutas.

Fonoaudiologia: A unidade é atendida por um fonoaudiólogo.

Terapia Ocupacional: A unidade é atendida por um terapeuta ocupacional.

Psicologia: A unidade é atendida por um psicólogo.

Pedagogia Hospitalar: A unidade é atendida por duas pedagogas hospitalares.

Gestão de Acesso do Assistido

O serviço atende aos usuários SUS/Curitiba egressos das instituições hospitalares após a avaliação da condição de alta hospitalar pelo Centro de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba – CCAA/SMS, em conjunto com a equipe multidisciplinar da UCCI – Unidade de Cuidados Continuados Integrados – Santa Terezinha.

Critérios de Elegibilidade

São elegíveis usuários em situação clínica estável, que necessitem de reabilitação e/ou adaptação a sequelas decorrentes de processo clínico, cirúrgico ou traumatológico, com alguma patologia crônica ou deficiência, cujos vínculos familiares estejam rompidos ou fragilizados e que não possuam condição de auto sustentabilidade, de retaguarda familiar temporária ou permanente, ou que estejam em processo de desligamento de instituições de longa permanência.

São considerados usuários em situação de perda de autonomia, aqueles com limitações psicossociais, físicas, funcionais, neurológicas, e/ou motoras, restritos ao leito, ou em qualquer condição clínica que indique a necessidade de cuidados prolongados.

Pode ser admitido na UCCI Santa Terezinha o usuário em situação clínica estável, cronificado, cujo quadro clínico apresente uma das seguintes características:

  1. Necessidade de cuidados prolongados para manutenção da saúde, reabilitação, adaptação a sequelas decorrentes de um processo clínico, cirúrgico ou traumatológico;
  2. Dependência funcional permanente ou provisória, física, motora ou neurológica parcial ou total;
  3. Transtorno mental apresentando dependência parcial ou dependência total que necessitem de cuidados permanentes específicos;
  4. Usuários em suporte respiratório, como ventilação mecânica não invasiva, oxigenoterapia ou higiene brônquica;
  5. Usuários estáveis, sem vínculo familiar, que requeiram cuidados paliativos realizados por equipe multidisciplinar;
  6. Usuários submetidos a antibioticoterapia venosa prolongada, terapia com antifúngicos, dietoterápica enteral ou nasogástrica, portadores de outras sondas, drenos ou ostomias;
  7. Usuários submetidos aos procedimentos clínicos e/ou cirúrgicos que se encontrem em recuperação e necessitem de acompanhamento multidisciplinar, cuidados assistenciais e reabilitação físico-funcional;
  8. Usuários em reabilitação motora por Acidente Vascular Cerebral (AVC), Neuropatias, Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), Hematoma Sub-Aracnóide Traumático (HSAT), Hematoma Sub-Aracnóide Espontâneo (HSAE) e Traumatismo Raquimedular (TRM);
  9. Usuários traqueostomizados em fase de decanulação;
  10. Usuários que necessitem de curativos em úlceras por pressão grau III e IV;
  11. Usuários com incapacidade transitória de deambulação ou mobilidade.

São inelegíveis para o cuidado em leitos prolongados, os seguintes usuários:

  1. Usuários com episódio de doença em fase aguda ou crítica, em quadro clinicamente instável;
  2. Usuário em tratamento com nutrição parenteral;
  3. Usuário exclusivamente em terapia renal substitutiva;
  4. Usuário que apresente autonomia e independência para as atividades básicas de vida diária e que apresente risco de evasão;
  5. Usuário que faça uso de oxigenoterapia invasiva instável;
  6. Usuário somente com transtorno psiquiátrico agudo;
  7. Usuário menor de 18 (dezoito) anos.

Processo de Acesso aos Serviços

O acesso à UCCI é regulado, seguindo as definições estabelecidas pelo gestor local de saúde, conforme o seguinte fluxo:

  1. O hospital de origem solicita à SMS/Superintendência de Gestão a transferência do Assistido em alta médica para a UCCI Santa Terezinha;
  2. A Superintendência de Gestão em Saúde encaminha ao CCAA a solicitação para a verificação in loco das condições de transferência para a UCCI. A auditoria faz a avaliação clínica do usuário no estabelecimento hospitalar. Esta avaliação pode ser em conjunto com a equipe multidisciplinar da UCCI Santa Terezinha.
  3. Todos os candidatos a assistidos são avaliados no hospital de origem pela equipe multidisciplinar da UCCI Santa Terezinha.
  4. A avaliação presencial pode ser dispensada conforme determinação da diretoria técnica em situações de exaustão da estrutura assistencial da rede de saúde do município, com fins de otimizar e acelerar o processo, bem como nos casos de transferência externa para atendimento, quer seja de urgência ou eletivos, em que o retorno ocorra em período inferior a 72 horas.

Ao cumprir os critérios de elegibilidade para essa tipologia de cuidado, o NIR emite parecer e encaminha à Superintendência de Gestão, que articula com o Complexo Regulador para a efetivação da transferência do Assistido para a Unidade de Cuidados Continuados Integrados Santa Terezinha. A unidade de origem/Hospital fica responsável pelo usuário até a efetivação da transferência à UCCI Santa Terezinha. A transferência se dá pelo Complexo Regulador. Em caso de assistido com perfil de internamento, porém ausência de vaga adequada (por exemplo necessidade de isolamento de contato), o NIR informa ao órgão solicitante e a organização de origem, e o nome do assistido é inserido em uma lista para reavaliação futura em caso de abertura de vagas.

Critérios da Alta

O plano de cuidados é a ferramenta utilizada para o acompanhamento da evolução do Assistido, permitindo que assim que os objetivos propostos e necessidades previstas foram alcançados, a alta ocorra no tempo apropriado.

O Processo de Alta contempla:

  1. O planejamento da alta descrito em conjunto ao plano de cuidados que aborda objetivos que devem ser alcançados pela assistidos e seus familiares/responsáveis legais para a alta;
  2. O acompanhamento e controle rigoroso em relação a dor, risco nutricional e polifarmacia;
  3. A articulação com as equipes de atenção básica, inclusive as da atenção domiciliar, para o planejamento da alta hospitalar em tempo oportuno;
  4. A definição das necessidades estruturais, bem como equipamentos medicamentos materiais necessários à Alta;
  5. A atualização vacinal necessária à transferência.

Uma vez que todos os objetivos definidos tenham sido atingidos, o Assistido passa a ter condição de alta com a garantia do fornecimento e explicação do sumário de alta.

O monitoramento de alta deve acontecer por até 30 dias após a alta pelo Serviço Social.

Pesquisa pós-alta

Após a alta, o Assistido /ou seus familiares/responsáveis legais podem receber a solicitação para participar de uma pesquisa de satisfação.

Essa pesquisa de satisfação tem o objetivo obter a opinião dos Assistidos e familiares/responsáveis legais sobre o atendimento oferecido pela Unidade de Cuidados Continuados Santa Terezinha, buscando conhecer suas insatisfações, anseios e elogios com relação a assistência prestada. E ainda, pontuar as questões referentes à atuação dos diversos profissionais, focando na qualidade do cuidado, da higiene, da alimentação, das instalações físicas e dos equipamentos.

A participação na pesquisa permite obter dados importantes para a melhoria dos serviços oferecidos.

Direitos e responsabilidades dos Assistidos

Os direitos e responsabilidade dos assistidos são descritos no Plano de Direitos e Responsabilidade dos Assistido.

Visitas

A organização apoia o contato dos nossos Assistidos com seus familiares e visitantes, desde que não haja implicação de risco à saúde ou segurança. As visitas ocorrem em local privativo.

É respeitado o direito dos Assistidos caso recuse falar com pessoas que não estão diretamente envolvidas em seus cuidados.

A organização apoia a comunicação do Assistido com pessoas de fora. Eles possuem acesso ao telefone, ligações por vídeo e correio, assim como serviço de intérprete e tradução são buscados, se necessário. As necessidades de comunicação devido deficiências são atendidas.