Nos dias 17 e 18 de setembro, o Núcleo de Segurança do Paciente do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo promoveu uma série de ações em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, com o objetivo de reforçar a aplicação dos protocolos das Metas Internacionais de Segurança do Paciente em toda a Organização.
Neste ano, o tema da campanha “Cuidado seguro desde o início” reflete a missão do Complexo. Cada processo de admissão, acolhimento e internamento é conduzido com base em protocolos bem estabelecidos, garantindo uma jornada de cuidado pautada na segurança, acolhimento e humanização, desde o primeiro contato.
As atividades envolveram dinâmicas práticas conduzidas pela equipe assistencial, composta por líderes de protocolo e guardiões das metas de segurança. As ações foram realizadas nas Casas Lares, com a participação ativa dos profissionais, reforçando o aprendizado prático e a cultura da segurança. Ao todo, mais de 400 funcionários estiveram diretamente envolvidos nas atividades durante os dois dias de evento.
Para a presidente do Núcleo de Segurança do Paciente e Enfermeira da Qualidade, Dorelayne Brites, o engajamento das equipes demonstra o avanço contínuo da cultura de segurança dentro do Complexo: “O envolvimento das equipes é um sinal claro de que a cultura de segurança se consolida cada vez mais dentro da Organização. Esse é um passo essencial para garantir um cuidado que transforma vidas, sempre pautado no carisma orionita e nos princípios das metas de segurança do paciente.”
O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo agradece a todos os profissionais que participaram e se dedicaram a essa iniciativa. Ações como esta reforçam que a segurança do paciente é um compromisso institucional, sustentado por um trabalho coletivo e permanente, presente em todas as etapas da atenção prestada aos nossos Pacientes e Assistidos.
Juntos, cuidamos das pessoas e transformamos vidas!























