O Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo virou cenário para um documentário do diretor e roteirista Gustavo Piaskoski, que busca sensibilizar e chamar a atenção do público para a causa das pessoas com deficiência, através da linguagem cinematográfica. A realização do documentário é da GHP Produções e O Quadro Produções.
O filme, que tem previsão de 50 minutos de duração, quer contar histórias e experiências de Assistidos, voluntários e funcionários, pessoas que acreditam na inclusão e valorização da causa PcD. “A partir do olhar dessas pessoas, vamos narrar essas histórias, em primeira pessoa, para o público se sentir percorrendo os corredores da Organização e sentir o convívio com os Assistidos, as histórias humanas que integram todos – Assistidos, funcionários e voluntários – e traçar um recorte dessa narrativa diária que já possui cerca de 55 anos de existência.”
A previsão de lançamento do média metragem é para o primeiro semestre de 2023. No momento, a produção está na primeira etapa de realização, e ainda não possui título oficial. Todas as gravações foram feitas dentro do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo. O documentário faz parte do projeto “Cotolengo, um lar de histórias”, feito com recursos do Governo Federal, por meio da secretaria especial da Cultura e Ministério do Turismo, com patrocínio de Araucária Papéis, Cimento Itambé, Engelhart, Fertipar, Grupo Rejaile, Guararapes Compensados e Painéis, além do apoio cultural do Pequeno Cotolengo e BackBros.
Como contrapartida social do documentário, oito palestras serão realizadas no Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, entre os dias 24 a 29 de outubro. Estudantes, professores, voluntários, entidades e empresas podem participar, a entrada é gratuita. As atividades formativas serão sobre a conscientização e importância da arte e cultura no processo de acolhimento à pessoa com deficiência, com incentivo a posturas e técnicas de acolhimento por intermédio de atividades lúdicas e culturais.
Ficha Técnica do Documentário:
Direção e roteiro
GUSTAVO PIASKOSKI
Produção executiva
ANDERSON SIMÃO
Edição e Assistência de direção
EVANDRO SCORSIN
Direção de produção
WELLINGTON SARI
Direção de fotografia e Operador de câmera
ANDRÉ SENNA
Assistente de câmera e Operador de câmera
GUILHERME CARNEIRO
Assistente de fotografia e câmera
NICA CHAVES
Assistente de fotografia e câmera (adicional)
JOW NETO
Pós-produção de imagem e Logger
LUCAS KOSINSKI
Logger (adicional)
RAÍSSA CASTOR
Técnico de som direto
BRUNO ITO
Assistente de som direto
PAULO GRABARSKI
Assistente de som direto (adicional)
JORGE TIBILLETTI
Finalização de som
ALEXANDRE ROGOSKI
Diretora de comunicação e Imprensa
LÍDIA FERREIRA
Fotógrafa
CRIS PARTICA