,

Noite de formatura e muito orgulho!

Ao todo, foram 30 formandos que celebraram essa conquista aqui no Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo. 

 

No último sábado (16), aconteceu a formatura dos estudantes do Ensino para Jovens e Adultos (EJA), por por meio do programa “Estudar também é para mim!”, em parceria com o Sesi. Ao todo, foram 30 funcionários que concluíram seus estudos no ensino fundamental e médio, além de uma formanda mais do que especial: a nossa Assistida Zenilda! Essa iniciativa reforçou a igualdade de oportunidades e a possibilidade de concluir os estudos junto aos demais.

 

A cerimônia começou com a Missa de Gratidão na Capela Nossa Senhora do Rosário, logo após, no Salão de Eventos houve a recepção e baile. A emoção foi completa! Durante a noite, foram várias homenagens realizadas pela diretoria, funcionários envolvidos e familiares. 

 

Em destaque, está a nossa Assistida e formanda Zenilda, que encantou a todos com seu lindo vestido vermelho, realizou uma leitura durante a missa e recebeu o canudo com o diploma muito emocionada. Segundo ela, a noite foi incrível. “Fiquei muito feliz, meu momento favorito foi jogar o chapéu (capelo) para cima, e todas as homenagens que recebi do Pe. Renaldo, dos meus professores e colegas!

 

A diretora-auxiliar da nossa Escola Pequeno Cotolengo, Edna Aita, acompanhou os estudantes desde o início, e ressalta a importância dessa celebração. “Foi lindo ver esse momento de finalização, ver o brilho nos olhos ao concluir essa etapa, que com certeza, é apenas uma em meio a tantas outras que virão”, comenta.

 

Nosso diretor-presidente, Pe. Renaldo Amauri Lopes afirma que foi um momento de imensa  alegria. “Para nós, esse é um programa muito precioso, pois faz com que a gente continue o carisma do nosso santo fundador, e muito mais do que isso, nós damos também mais oportunidades para aquelas pessoas que estão conosco. Foi lindo partilhar, através da celebração eucarística, esse momento de gratidão a Deus, ao Pequeno Cotolengo e a São Luis Orione.” conta. 

 

Já o diretor-executivo, Diogo Azevedo, ressalta que o desenvolvimento humano é uma missão do Complexo de Saúde. “Com essa formatura, estamos cumprindo o nosso propósito, que é, além de cuidar daqueles que mais necessitam, que são os Assistidos, nós também estamos cuidando e transformando a vida dos nossos funcionários. Nosso desejo é que essa seja apenas a primeira turma de muitas outras”.

 

A formanda e funcionária da Escola Pequeno Cotolengo, Bruna Lichs, disse que essa é a realização de um sonho: “Não tem nem como explicar, foi uma sensação inesquecível. Estar finalizando essa etapa ao lado de tantas pessoas que me inspiraram. Eu me realizei e amei vestir a beca! Esse é com certeza apenas o primeiro passo, agora pretendo fazer graduação em Pedagogia ou Educação Física”, explica.

 

O projeto “Estudar também é para mim!” é promovido desde 2019 pelo setor de Gestão de Pessoas, em parceria com o Sesi. A iniciativa já formou 41 alunos, dos quais 30 continuam no quadro de funcionários do Pequeno Cotolengo.

 

De acordo com Elaine de Freitas, psicóloga que faz parte da equipe que iniciou o projeto, essa iniciativa atende aos objetivos de sustentabilidade, aos princípios ESG e principalmente, promove a formação e qualificação dos funcionários. “Dessa forma, nós os preparamos estrategicamente novos desafios na Organização. Fazemos com que sejam pessoas plenas na sua identidade, com mais autoestima e conscientes de seu potencial, tanto individual, como coletivo. Construindo uma sociedade melhor e socialmente inclusiva”, explica. 

 

Nós do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, temos imenso orgulho de cada estudante. Essa é apenas uma etapa vencida e um sonho realizado. Muitos outros virão! Desejamos muito sucesso e que São Luis Orione continue abençoando a todos. Parabéns!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *