A cão terapia é uma modalidade que proporciona conforto, amor e bem-estar para Assistidos, pacientes e acompanhantes.
O ditado diz que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas a nossa experiência diz que esses animaizinhos são os melhores amigos em todas as ocasiões, principalmente nos momentos mais difíceis. A cão terapia é uma grande aliada durante tratamentos de saúde, intervenções e internamentos.
Também chamada de cinoterapia, essa forma de terapia é acompanhada por cachorros treinados para ajudarem os pacientes, em conjunto com o acompanhamento multidisciplinar, como médicos, psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Ao longo dos anos, várias pesquisas mostraram resultados consideráveis na recuperação de diversas doenças.
No Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, a cinoterapia auxilia também no desenvolvimento dos nossos mais de 210 Assistidos, pessoas com múltiplas deficiências, que veem nos cãezinhos um companheiro, apoio emocional e também no bem-estar, como alívio das dores.
De acordo com o supervisor da psicologia, Mailson Palhano, o impacto dessa experiência é enorme: “Quando os cães chegam, é como se o ambiente mudasse. A ansiedade e o estresse diminuem, o sorriso e a animação falam por si. Os cães conseguem o que muitas vezes parece impossível, eles criam uma ponte de comunicação, de afeto, que é visível, muitas vezes podemos observar Assistidos que não interagem muito, ficarem eufóricos e felizes ao verem os cãezinhos.” Essa interação ajuda a promover uma melhora na qualidade de vida, estimulando tanto o lado emocional quanto físico, como o aumento da mobilidade e a interação social.
Todo esse avanço só é possível graças ao Projeto Focinhos, uma parceria especial do Pequeno Cotolengo com a PUC PR Acolhe, que traz voluntários e seus cães terapeutas para a Organização. Esses momentos de carinho entre os Assistidos e os cães fazem toda a diferença no dia a dia. O trabalho voluntário, cheio de dedicação e amor, gera resultados que tocam profundamente aqueles que recebem o cuidado.
Palhano reforça que a gratidão por essa parceria é imensa. “Os voluntários e seus cães nos ajudam a criar memórias de afeto e progresso. Ver o brilho nos olhos dos nossos Assistidos e a transformação que cada visita proporciona é algo que nos motiva a continuar e acreditar no poder do cuidado com amor”, completa.
A cada visita, vemos que os cães vão além da terapia e trazem carinho, conforto, esperança e, acima de tudo, a certeza de que, mesmo nas condições mais desafiadoras, o amor e o afeto têm o poder de transformar vidas.