,

São Luís Orione: conheça a história do Santo fundador do Pequeno Cotolengo

São Luís Orione nasceu na Itália, na cidade de Pontecurone, em 23 de junho de 1872. Filho de camponeses simples, mas ricos em sabedoria e honestidade, Luís teve nos pais a inspiração e o modelo para toda a vida.

Já na adolescência, Luís Orione pensava em ser sacerdote e ingressou no Oratório Salesiano em Turim. Lá ele conheceu o fundador da obra, Dom Bosco, de quem recebeu atenção especial durante sua formação.

Em 1892, Luís Orione fundou 2 escolas, e quando foi ordenado em 1895, passou a se dedicar aos necessitados. Nessa fase, viajou por toda a Itália pedindo doações e aliviando os sofrimentos de quem mais precisava.

TERREMOTO E FUNDAÇÃO DA DIVINA PROVIDÊNCIA

Quando um terremoto destruiu a região da Sicília e Calábria, em 1908, o Papa Pio X reconheceu o trabalho de socorro de Luís Orione e pediu que o padre ficasse lá por mais tempo.

Em 1915, Dom Luís fundou a Congregação da Pequena Obra da Divina Providência, atendendo aos pobres, doentes e necessitados. 

A origem do nome “Pequeno Cotolengo” remonta ao período que o Padre José Benedito Cotolengo fundou “La Piccola Casa” (A Pequena Casa), uma instituição para pobres doentes em Turim, na Itália. A obra multiplicou-se pelas mãos de São Luis Orione, fundador da Pequena Obra da Divina Providência, sendo levada para diversos países, dentre os quais o Brasil.

Sua obra se estendeu por vários países da Europa, Américas e Ásia. No Brasil está presente desde 1914.

Luís Orione faleceu em San Remo, na Itália, em 1940.

O MILAGRE

São Luís Orione foi canonizado em 2004, pelo Papa João Paulo II. O reconhecimento da Santa Fé veio pelo restabelecimento da saúde a um devoto diagnosticado com carcinoma no pulmão e desacreditado pelos médicos.

ORAÇÃO A SÃO LUÍS ORIONE

 “Ó Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos adoramos e vos damos graças pela imensa Caridade que infundistes no coração de São Luís Orione e por ter-nos dado nele o Apóstolo da Caridade, o Pai dos Pobres e o Benfeitor da humanidade, sofredora e abandonada. Concedei-nos que possamos imitar o amor ardente e generoso que São Luís Orione tinha para convosco, a Santíssima Virgem, a Igreja, o Papa e todos os aflitos. Pelos seus méritos e sua intercessão, concedei-nos a graça que vos pedimos (pedir a graça) para experimentar a vossa Divina Providência. Amém.”

FAÇA UMA DOAÇÃO ONLINE PARA O PEQUENO COTOLENGO

Faça a diferença na vida dos nossos Assistidos.

Escolha o valor e faça sua doação. É fácil, rápido e seguro. Ajude o Pequeno Cotolengo a oferecer mais educação, nutrição, saúde, qualidade de vida e carinho para os moradores.

Você pode fazer a diferença. 

Apoie! Doe! 

2 Responses

  1. Quando fundador e Coordenador da Aeronáutica do PROGRAMA FORÇAS NO ESPORTE PROFESP que recebe jovens estudantes assistidos em nossos quartéis no contraturno escolar, oferecendo alimentação, esportes, reforço escolar e fortalecimento dos valores morais, também recebemos COTOLENGOS. Assim, como São Dom Luís ORIONE queremos forjar futuros cidadãos de bem. Por isso pedimos sua poderosa intercessão 🙏

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *