Setembro Verde é o mês da Pessoa com Deficiência!

A campanha nacional visa dar visibilidade e conscientizar sobre as lutas e os direitos da pessoa com deficiência.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro, mesma data do Dia da Árvore. Essa escolha foi proposital para mostrar que uma sociedade acessível, também precisa ser sustentável em todos os aspectos. Além disso, a cor verde foi definida por representar a esperança de um país mais inclusivo. 

A luta pelo respeito e garantia de direitos para as pessoas com deficiência é diária. Algumas conquistas já foram asseguradas, como a Lei de Cotas, que determina que 2% a 5% das vagas em empresas com mais de 100 funcionários devem ser reservadas para PcD. Além disso, 20% das vagas em concursos públicos e 10% nos vestibulares, também devem ser destinadas para pessoas com deficiência. 

Outros direitos são a aposentadoria diferenciada, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e uma comissão especial para assegurar questões de acessibilidade e mobilidade urbana, criada pelo Tribunal Superior do Trabalho. 

Porém, a inclusão não depende apenas de órgãos e políticas públicas. No dia a dia, as pessoas podem ter atitudes comuns para fortalecer a inclusão e tornar a sociedade mais acessível: 

💚 Seja um aliado contra o capacitismo: existem muitas frases, ditados populares e expressões pejorativas que são extremamente ofensivas e capacitistas. Subestimar e excluir pessoas com deficiência é crime! 

💚 Exercite sua empatia! Lembre-se de sempre se colocar no lugar do outro. Por isso, quando encontrar alguma pessoa com deficiência, seja gentil. Evite perguntas grosseiras sobre a deficiência ou sobre o seu modo de vida. 

💚 Fale sobre a causa PcD: muitas pessoas não conhecem muito sobre o assunto, por isso, a informação é essencial! Compartilhe com amigos, colegas e famílias, posts, notícias e informações. Uma boa sugestão é seguir os nossos perfis nas redes e acompanhar influencers que são PcD.

💚 Contribua com Organizações que lutam pela causa PcD! Algumas OSCs, como o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, sobrevivem de doações, por isso, qualquer ajuda faz toda a diferença para nós. Entre em contato com a gente e saiba como apoiar!

💚 Venha nos conhecer! Saiba como agendar a sua visita, clicando aqui.

Juntos, cuidamos das pessoas, transformamos vidas e construímos um mundo mais inclusivo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *