Projeto Releitura de Obras – Escola Pequeno Cotolengo

Nesta atividade de pintura de tapumes, os estudantes aprendem algumas técnicas de pintura, assim como manipulam materiais diversos como tintas e pincéis. Além de estimular os sentidos, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, incentiva na percepção das cores e desenvolve a criatividade e imaginação. Também proporciona momentos agradáveis e divertidos, e desenvolve sua interação e socialização por meio da atividade em grupo.

Durante a produção de releituras de obras, os estudantes podem expressar suas emoções e sentimentos por meio de pinturas livres, abstratas e direcionadas, e desenvolver, principalmente, sua autoestima, sentindo-se oportunizados e valorizados por meio da Arte.

É importante e necessário poder proporcionar essa experiência para os Assistidos, pois a arte desenvolve nossa sensibilidade. Poder inserir a arte na vida deles é ampliar seu conhecimento de mundo, mostrar para cada um sua capacidade de se desenvolver e de aprender, valorizando seu potencial e colocando-o como artista.

O que é Releitura de Obra?

A releitura de uma obra de arte é a criação de uma nova obra, ressignificando ou homenageando uma obra anterior. É a criação de uma nova obra de arte a partir de uma referência artística anterior. O artista da nova obra confere um toque pessoal à obra anterior. A proposta não configura cópia ou falsificação.

As principais características das releituras de obras de arte são:

  • Aplicação de novos elementos em obras anteriores;
  • Aplicação de uma nova significação na obra da releitura;
  • Modernização do significado da obra escolhida;
  • Transformação da obra base em uma obra de humor (geralmente feita com as obras mais famosas);
    Adição de elementos de arte contemporânea, principalmente elementos chocantes.

 

A intenção do projeto é trazer ao espectador conhecimento sobre Arte, sobre artistas e obras relevantes na história da Arte e nos Movimentos artísticos, valorizando e enaltecendo a Cultura, bem como para os estudantes da Escola Pequeno Cotolengo que recebem os novos conhecimentos.

Obras escolhidas para o projeto:

Quadrados com Círculos Concêntricos – Wassily Kandinsky

Os girassóis de Van Gogh – Doze Girassóis em um vaso, Neue Pinacoteca em Munique. 1888 – Vincent Van Gogh

Mona Lisa – Leonardo da Vinci

Autorretrato 1940 – Frida Kahlo

Composição com vermelho, amarelo e azul (1921) – Piet Mondrian

Abaporu – Tarsila do Amaral

A noite estrelada – Vincent Van Gogh

A moça do brinco de pérola – Johannes Vermeer

 

O Grito – Edvard Munch

Kiko e Nina – Símbolo do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo

Os “Cotolenguinhos”, como são chamadas as crianças do logotipo do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, representam o público atendido pela Organização – homens e mulheres, meninos e meninas. A diferença na tonalidade da pele significa que, independente de cor, raça ou credo, o Pequeno Cotolengo acolhe pessoas conforme os ensinamentos de São Luís Orione, deve atingir a todos sem restrição. Os nomes “Kiko” e “Nina” surgiram da necessidade de criar no público uma identificação maior com a causa da Instituição, especialmente no público infantil. Ao realizar uma grande ação em parceria com um shopping da região, o Pequeno Cotolengo delegou ao público paranaense a responsabilidade de escolher entre seis opções diferentes o nome de cada um. Assim, “Kiko” e “Nina” representaram a singularidade de cada Assistido, com suas limitações, anseios e alegrias. A flor do Pequeno Cotolengo é uma margarida sem uma das pétalas. Mesmo faltando uma pétala, a flor continua com seu colorido, sua beleza, seu perfume, precisando de cuidados. É uma analogia com o morador do Pequeno Cotolengo. Independentemente da “pétala faltante”, essas pessoas possuem o dom de observar a beleza da vida com os olhos do coração, um olhar que pressente a alegria de um mundo puro e sincero.

Professora Responsável: Iracema Almeida Gonçalves Neto

Realização: