Em outubro de 2020, foi concluída a implantação do sistema Tasy da Philips -Brasil, no Pequeno Cotolengo Paranaense. Uma importante ferramenta de gestão hospitalar para gerenciar dados da instituição.
Em um ano difícil como está sendo o de 2020, nós do Pequeno Cotolengo temos um grande motivo para sentirmos vitoriosos. Há 15 meses demos início a um importante projeto de mudança em nosso software de gestão assistencial e de processos administrativos. Foram mais de 2 mil horas de trabalho e 29 módulos implantados no novo sistema, o Tasy.
Ao iniciarmos esse trabalho jamais imaginaríamos que seríamos surpreendidos com uma pandemia, o que fez com que todos os esforços dos setores fossem direcionados para criar medidas preventivas para o enfrentamento da Covid-19.
Mesmo com treinamentos sendo realizados e outras atividades sendo programadas para implantação do novo sistema, foi preciso recuar e dar prioridade ao que era essencial: a saúde e segurança dos funcionários e dos nossos Assistidos.
Foram quase três meses com o projeto parado, mas em junho, após a conclusão de todas as contingências necessárias era o momento de retomarmos o trabalho. Realizamos testes nos módulos e reorganizamos o cronograma para a virada total do sistema, que ocorreu no mês de outubro. E como em toda virada de sistema, tivemos algumas situações pontuais que geraram dificuldades e até mesmo algum desconforto, mas nada que não conseguimos contornar com o apoio do time de consultoria e coordenação da GHR, que possibilitou essa implantação de maneira muito tranquila.
Todo o sucesso da implantação se deve aos multiplicadores do projeto, que participaram dos treinamentos, gravaram os vídeos, fizeram os testes pilotos, testaram de forma completa o sistema e realizaram os treinamentos às equipes. Foi graças a isso tudo que a implantação do Tasy foi possível perceber uma melhora expressiva no controle de processos, possibilitando maior eficiência, aumento de produtividade e maior custo-benefício. Isso ocorreu porque conseguimos implantar o sistema utilizando as melhores práticas do mercado, o que permitirá que agora possamos aplicar um ciclo de melhoria contínua nos processos.
É motivo de muito orgulho, satisfação pessoal e profissional estar como gerente desse projeto, que integra a maioria das áreas da instituição e conecta os pontos de cuidado aos Assistidos.
Agradecemos nosso Diretor Executivo, Diogo Azevedo, por acreditar neste projeto e por todo o apoio e esforço dedicado nessa jornada. Sempre preocupado com o andamento e a evolução de cada etapa! Foram inúmeras as intervenções necessárias para que conseguíssemos implantar o sistema nos setores e o Diogo não mediu esforços para concretizar essas ações, do início ao fim.
Agradecemos também ao Diretor Presidente, Padre Renaldo Lopes, por apoiar as nossas decisões, nos motivando a cada reunião de gestores. Nossa gratidão ao Dr. Tiago e a Dra. Duda, por comprarem a ideia e facilitarem a implantação junto aos médicos e equipe assistencial. Ao Ministério Público do Trabalho no Paraná, representado pelo procurador Humberto Luiz Mussi de Albuquerque pela doação que possibilitou o investimento neste projeto, também a GRH Business Solutions, Decio Gusso e equipe pelo apoio e suporte incondicional.
Foram muitos desafios ao longo da implantação do sistema Tasy, sabemos que ainda teremos muitos pela frente. Mas tenho certeza de que com o apoio da diretoria, da GHR e com o esforço e comprometimento de todos os funcionários, tornaremos essa implantação motivo de muito orgulho para o Pequeno Cotolengo, respeitando todos os nossos valores e o Carisma Orionita.
Agora, olhamos para trás e verificamos que todo o esforço valeu a pena.
Que venham os novos desafios! Ave Maria e Avante!
Depoimento: Gerente do Projeto, Paula Tassiana Pontes